Boletim Eletrônico da ABO NACIONAL - Nº 155 - Maio/2009

Rede ABO comemora Dia Mundial sem Tabaco com ambientes livres do fumo

 

No próximo domingo (31), centenas de países ao redor do mundo celebram o Dia Mundial Sem Tabaco. A ABO participa da campanha, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, promovendo, ao longo de todo o ano, ações que combatem o fumo e promovem saúde bucal e integral.

A data tem o objetivo de estimular a reflexão em torno das leis de regulamentação da produção, da propaganda e do consumo do produto. O tema deste ano é Alertas contra o Tabaco, e a campanha faz uso de uma série de imagens

para chamar a atenção da mídia e da população para os males causados pelo tabaco à saúde. No Brasil, a ABO envolve suas 320 células, espalhadas por todas as regiões do País, em ações contundentes contra o tabagismo. Desde 2007, quando foi criado o selo da entidade com mensagem antitabagismo, todas os ambientes da ABO foram decretados 100% livres do tabaco.

A ação antitabagista da entidade também é parte da Campanha Vozes Globais da Parceria Mundial por Ambientes Livres de Tabaco, criada pela FDI, e abrange todas as sedes, escolas, clínicas, reuniões, congressos e outros espaços da Rede ABO.

Site oficial do Dia Mundial sem Tabaco

Leia mais sobre controle do tabagismo

Aberto edital Capes/Fulbright para bolsas de doutorado pleno nos EUA

Estão abertas, até o próximo dia 1º de junho, inscrições para seleção de bolsistas do programa Capes/Fulbright 2010 de Bolsa de Estudos para Doutorado Pleno nos EUA. O edital é da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Programa oferece bolsas de doutorado pleno como alternativa complementar aos programas de pós-graduação oferecidos no Brasil, para auxiliar na formação de docentes e pesquisadores de alto nível. A bolsa é destinada a candidatos de desempenho acadêmico comprovado, cujos projetos não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil, e que se dirijam a instituições de excelência nos EUA.

Serão concedidas até 50 bolsas, com vigência a partir do segundo semestre de 2010, considerando o ano acadêmico 2010/2011 das instituições de destino.

Mais informações: www.capes.gov.br

ABO Nacional promove curso internacional de Cariologia no 19º CIORJ

Durante o 19º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro (CIORJ), realizado pela ABO/RJ entre os próximos dias 15 e 18 de julho, a ABO Nacional vai promover curso internacional de Cariologia ministrado por Niguel Pits, presidente da Organização Europeia para Pesquisa em Cariologia (Orca). O curso acontece no último dia do congresso, e também conta com a participação do tailandês Prathip Pantunvannit.

Mais informações: www.ciorj.org.br

Prêmio Amib-ABO/SBPqO é destaque no boletim
eletrônico da Agência Fapesp

Um dos meios de divulgação científica de maior público do Brasil, com envio para toda a comunidade científica do País, o boletim da Agência Fapesp deu destaque à abertura de inscrições do Prêmio Amib-ABO/SBPqO. Produzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o boletim chamou a atenção para o objetivo do prêmio – incentivar e homenagear a produção científica brasileira que investiga a atenção à saúde bucal nas UTIs.

A parceria entre ABO, Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) vai premiar o melhor projeto de pesquisa na área com R$ 9 mil. As inscrições vão até 30 de junho próximo, e podem participar pesquisadores em treinamento (residência ou pós-graduação).

Acesse aqui o edital e o regulamento

Clique para acessar o boletim


Parceria da ABO com a Sete Mares Turismo
leva CDs ao Rio e a Cingapura

Interessados em participar da Conferência Global Anticárie – Rio, realizada pela ABO em parceria com a FDI entre os próximos dias 15 e 17 de julho, durante o 19º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro (CIORJ), contam com a Sete Mares Turismo para fazer reserva no hotel oficial do evento a preços especiais. Também através de parceria com a ABO, a agência oferece pacotes turísticos com custo reduzido para interessados em participar do Congresso Mundial da FDI deste ano, que acontece de 2 a 5 de setembro próximo em Cingapura. Além da posse do brasileiro Roberto Vianna como presidente da Federação – é a primeira vez que um latino-americano ocupa o cargo – e do presidente da ABO Nacional, Norberto Lubiana, concorrer à reeleição para o Conselho da entidade, o Brasil participa do congresso com a maior delegação, e todos os cirurgiões-dentistas do País, associados ou não à ABO, têm 20% de desconto na inscrição do evento.

Mais informações sobre os dois eventos estão disponíveis no Portal ABO. Informações sobre pacotes turísticos e reservas de hotel no Rio de Janeiro e em Cingapura também podem ser obtidas no site da Sete Mares Turismo e pelos telefones (+11) 3361.4811, 8638.6181, com Larissa Graciella.