Boletim Eletrônico da ABO NACIONAL - Nº 160 - Julho/2009

Campanha do CRF-SP pelo uso racional
de antibióticos ganha adesão da ABO

A ABO uniu-se ao Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) em campanha lançada pela entidade farmacêutica no último dia 19 de junho em nome do uso racional de antibióticos e do combate à resistência microbiana. Também participam da campanha entidades representativas de médicos e veterinários, infectologistas, vigilância sanitária e Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Foi criada uma liga composta pelas entidades e órgãos que aderiram á campanha para que as ações sejam conjuntas e direcionadas. O grupo deve propor novas regulamentações, em especial para controlar o uso de antibióticos.

Segundo levantamento realizado pelo CRF-SP no final do ano passado, 68% das 2.769 farmácias consultadas dispensavam antibióticos sem prescrição.

44ª Reunião da Abeno vai discutir rumos do ensino odontológico

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) realiza sua 44ª Reunião entre os próximos dias 28 e 31 de julho, no Cabo de Santo Agostinho (PE), discutindo Os Novos Rumos do Ensino Odontológico.

A programação do evento vai seguir os seguintes eixos temáticos: Moodle; Teleodontologia e Telessaúde; Metodologias Ativas de Aprendizagem;

Residência Multiprofissional e PET Saúde; Novo Instrumento de Avaliação do MEC e Carga Horária Mínima; O Perfil Docente/Discente Frente às Novas Metodologias Ativas de Aprendizagem; Simpósio Satélite J&J; Proposta para o Ensino do Controle Químico do Biofilme Supragengival e seus Agravos.

Mais informações sobre a programação e inscrições no site www.abeno.org.br.

10º CIOPAR prorroga prazo de inscrição de trabalho e dá desconto em cursos

Odontologia pública gaúcha realiza encontro em Porto Alegre (RS)

As inscrições com desconto em cursos ministrados no 10º Congresso Internacional de Odontologia do Paraná (CIOPAR), realizado entre os próximos dias 27 e 29 de agosto, pela ABO/PR, foram prorrogadas, podendo ser feitas até 31 de julho, no site do evento (www.ciopar.com.br). O prazo para inscrição de trabalho científico também foi estendido, para 15 de agosto.

Na programação científica, nomes importantes da Odontologia, como Luiz Narciso Baratieri, Ricardo Magini e Edson Araújo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Paulo Coelho, da New York University (EUA); Paulo Sergio Guagliatto, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Francisco Souza Filho e Marcio Casati, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp); Hermes Pretel, da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (Foar-Unesp); Israel Chilvarquer, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP); e Carlos Eduardo Sabrosa, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Mais informações: www.ciopar.com.br

A Seção Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul realiza, nos próximos dias 20 e 21 de agosto, em Porto Alegre, o IV Encontro Gaúcho de Administradores e Técnicos dos Serviços Públicos Odontológicos (Egatespo). O tema desta edição do evento é Saúde Bucal: do Local ao Nacional.

Entre os destaques da programação estão apresentações e discussões sobre desafios da saúde bucal, fluoretação de águas de abastecimento, experiências regionais de políticas públicas, precarização do trabalho e relações com o setor privado, entre outros.

Mais informações: saudebucal@saude.rs.gov.br

 

 

 

 

Logotipo dos congressos oficiais

Rede ABO tem mais 5 congressos oficiais durante o ano

Entre 2007 e 2008, os congressos oficiais da Rede ABO tiveram 20% a mais de público, sem contar outros eventos  de menor porte realizados nas Regionais, em vários Estados. Neste ano o movimento deve se repetir, levando informação e conhecimento a todos os CDs brasileiros. Agende-se:

 

ABO/RN

3º Congresso Internacional de Odontologia
11º Congresso de Odontologia do Rio Grande do Norte
De 3 a 6 de setembro, em Natal
Informações: www.aborn.org.br

 

ABO/GO
15º Congresso Internacional de Odontologia de Goiás
De 23 a 26 de setembro, em Goiânia
Informação: www.abo-go.com.br

 

ABO/AL
6º Congresso Alagoano de Odontologia
De 8 a 10 de outubro, em Maceió
Informação: www.aboal.org.br

 

ABO/SC
4º Congresso Internacional de Santa Catarina
De 21 a 24 de outubro, em Florianópolis
Informação: www.ciosc.com.br

 

ABO/MS
2º Congresso Internacional de Odontologia do Mato Grosso do Sul
De 29 a 31 de outubro, em Campo Grande
Informação: www.aboms.org.br