LIVRO
Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista Brasileiro
GUIA
Controle de tabaco

GERENCIAMENTO
Resíduos de Serviços de Saúde
CADERNO
Atenção Básica

 

SAÚDE BUCAL

Bloco de CDs de SC levou saúde para o carnaval

Um grupo de 70 cirurgiões-dentistas levou a saúde bucal para pular carnaval em Florinópolis (SC). Esses profissionais formaram o bloco Turma do Bafo Bom, que no dia 9 de fevereiro participou da festa que abre oficialmente o Carnaval na cidade e que reuniu cerca de 7 mil pessoas.

Os CDs participantes do bloco - idealizado e organizado pelo cirurgião-dentista e presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC) Sidnei José Garcia - usaram a mesma camiseta, com o nome do grupo e a frase "Visite o seu dentista regularmente". Além disso, distribuíram folders com orientações sobre saúde bucal, com destaque para a prevenção do câncer bucal.

A Turma do Bafo Bom conta com o patrocínio da Prodoctor, representante de vendas na cidade da Dabi Atlante, fabricante de equipamentos odontológicos.

A festa que abre oficialmente o carnaval em Florianópolis é marcada pela escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval e reúne diversos blocos e bandas musicais. Todos os foliões, entre eles os CDs da Turma do Bafo Bom, reuniram-se no Mercado Público, de onde sairão percorrendo outras ruas de Florianópolis.

Exemplo de ação

Para a ABO Nacional entende que "esta é uma ação que deve ser imitada por toda a REDE ABO e outras entidades preocupadas com a valorização profissional e a conscientização da importância da saúde bucal como parte integral da saúde do indivíduo", conforme dito pelo presidente da entidade, Norberto Francisco Lubiana. O dirigente também lembrou que "a ABO Nacional, a ABO/RJ e o CFO já contribuíram com uma escola de samba que levou para a avenida enredo enaltecendo a importância do sorriso. Parabenizamos o CRO-SC e todos os colegas que agora formam a Turma do Bafo Bom".

Mocidade Alegre ganha sorrindo

Assim como a ABO colocou em 2005 o Sorriso na Escola Viradouro para desfilar na avenida, no Rio de Janeiro, a Mocidade Alegre, de São Paulo, conquistou o primeiro lugar do grupo especial do carnaval paulista em 2007 exaltando a magia do riso, com o enredo "Posso Ser Inocente, Debochado e Irreverente.Afinal Sou o Riso Dessa Gente", a agremiação recebeu 298.50 pontos - apenas 0,75 acima da segunda colocada, a Unidos de Vila Maria - e ganhou o sexto título em 40 anos de sua existência.

A duas escolas finalistas evidenciam uma tendência cada vez maior: o papel da escola de samba como catalizadora de inclusão social. Além das atividades carnavalescas e de recreação, a Mocidade Alegre desenvolve junto à comunidade projetos sociais e culturais e ministra cursos profissionalizantes. Seu Núcleo de Saúde, por exemplo, oferece assistência psicológica, palestras educativas e preventivas sobre drogas, marginalidade e DST. E o Serviço de Triagem engloba orientação nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Clínica Geral e Geriatria

Vice tem projeto social

A vice-campeã do carnaval 2007 de São Paulo, a Escola de Samba Unidos da Vila Maria, também desenvolve projeto social junto à comunidade, já tendo atendido mais de 30 mil pessoas nos últimos quatro anos. As atividades são permanentes e

durante todo o ano são oferecidas a crianças, jovens e adultos cursos de música, esportes, teatro, informática e profissionalizantes, além de escolinha de futebol.

A quadra da escola tem consultórios odontológico, médico e de psicoterapia, com profissionais voluntários. No último Natal, a Vila Maria distribuiu mais de 3 mil brinquedos para crianças e jovens da comunidade.


Voltar ao índice





 

Copyright © 2005 ABO - Associação Brasileira de Odontologia. Melhor se visualizado com resolução de 1024 X 768.
Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.