Os riscos do piercing oral

Por Flavia Hadad

Os problemas causados pelo uso prolongado do piercing na língua, na bochecha, na campainha e nos lábios não são tão discutidos pela odontologia, hoje. Existem poucos estudos sobre este assunto na literatura odontológica, mas é fato que as estruturas orais perfuradas apresentam um alto risco de infecção devido à grande quantidade de bactérias na boca.

O cirurgião dentista Jefferon Vinícius Bozelli, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, afirma que o uso contínuo do piercing oral e, conseqüentemente, a constante agressão da mucosa bucal que este ornamento causa, pode ocasionar uma leucoplasia – lesão de mancha branca na região da mucosa bucal - que é cancerizável. Dr. Bozelli publicou, em março, uma revisão literária sobre a problemática que atinge os usuários de piercing na Revista do Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Paulista, a fim de orientar os dentistas sobre as conseqüências na mucosa bucal, nos dentes e nos tecidos de sustentação, pois o número de usuários de peircing oral aumenta a cada ano.

Dr. Bozelli também chamou a atenção para as pessoas que aplicam este objeto porque, segundo o especialista, “a maioria não domina todos os conhecimentos apropriados sobre a esterilização dos equipamentos que se utiliza para a perfuração”. Outro grande risco está ligado aos portadores de cardiopatias. Para pessoas com doenças do coração, a língua agredida pelo piercing é uma porta permanentemente aberta para as infecções.

Em entrevista concedida ao Portal Saúde, o cirurgião dentista Jefferson Bozelli, que é mestrando em Clínica Infantil e Ortodontia, esclarece as principais dúvidas ligadas ao piercing oral e dá dica sobre a higienização adequada para os usuários.

saude.com.br: Quais as conseqüências que cada tipo de piercing oral pode acarretar?
Dr. Jefferson Bozelli: Todos os tipos de piercings trazem algum tipo de complicação ao usuário. Entretanto, alguns são mais agressivos por causa do seu formato estrutural, sua constituição e localização na cavidade bucal. O piercing de língua “Barbell” é o que exprime maior preocupação, pois normalmente está localizado no dorso ventral da língua, que é uma região intensamente vascularizada e com uma quantidade enorme de movimentos (músculo). Assim, as conseqüências da instalação deste piercing vão desde o ato da perfuração à hemorragia, ao risco de infecções, ao edema, a linfonodopatias, à dificuldade na fala, à mastigação e à deglutição, à possibilidade de aspiração dos componentes do piercing, além de complicações locais, como: trauma aos tecidos de sustentação, quebra, trincas e fraturas coronárias. Já os outros tipos de piercing, como o de lábios, bochecha e freios, são tão agressivos quanto o lingual, mas se localizam em regiões menos suscetíveis a traumas.

saude.com.br: Pessoas com problemas de coração podem usar o piercing oral? Há riscos?
Dr. Bozelli: Na verdade, o piercing oral não é aconselhável a ninguém, embora pacientes portadores de cardiopatias estejam mais suscetíveis a infecções oriundas da cavidade oral, e o piercing é uma porta permanente aberta para infecções. Existem, descritos na literatura, alguns casos de complicações graves de cardiopatias ligadas ao uso de piercing oral.

saude.com.br: É verdade que pode causar câncer?
Dr. Bozelli: É fato que o piercing é uma agressão local, que pode modificar os tecidos da cavidade bucal, transformando-os numa lesão com aspecto branco (leucoplasia), e toda leucoplasia pode se tornar um câncer. Portanto, o piercing pode ser um dos fatores para o câncer bucal.

saude.com.br: Qual é a higienização adequada tanto para o piercing na língua como na bochecha e nos lábios?
Dr. Bozelli: Para todos os tipos de piercing é aconselhável a remoção do artefato pelo menos três vezes ao dia para sua escovação com solução de clorexidina a 0,12%, durante a higiene oral. A clorexidina é uma substância bactericida, agindo, assim, na diminuição do risco de infestação do ornamento por bactérias nocivas e diminuindo, conseqüentemente, o risco de infecções causadas pelo uso dos ornamentos.

saude.com.br: Que mal o cigarro e o álcool podem causar para os usuários do piercing oral?
Dr. Bozelli: É sabido que o álcool e o cigarro são causadores de câncer bucal, pela sua ação química e física. Portanto, o uso de um piercing que também é um agente agressor bucal pode aumentar a possibilidade de se adquirir um câncer bucal.

saude.com.br: Se o material usado para a aplicação do piercing estiver esterilizado, há risco?
Dr. Bozelli: Sim, há riscos se o paciente apresentar alguma deficiência imunológica, pois a infecção será decorrente de bactérias oriundas da cavidade oral e do trato gastro-respiratório. Os casos mais comuns de infecção ao piercing estão ligados a inadequados processos de esterilização.

saude.com.br: O Sr. já tratou de algum caso de paciente infectado? Poderia descrever o que ocorreu e como foi o tratamento?
Dr. Bozelli: Sim, não infectado, mas portador de piercing oral (lingual). O melhor conselho que se pode dar é a remoção do artefato. Embora, normalmente, os portadores de piercing sejam resistentes à remoção, pois a própria utilização do piercing é uma forma de contestação da sociedade vigente.

saude.com.br: Em breve, o Sr. lançará na revista do Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Paulista uma revisão literária sobre os problemas que atingem os usuários de piercings. Como surgiu essa idéia e qual o seu objetivo?
Dr. Bozelli: Surgiu durante a disciplina de “grupos de risco em pacientes infanto-juvenis”, no Mestrado em Clínica Infantil – Ortodontia da Unip/ São Paulo. A proposta do assunto foi do professor Adolpho Chelloti. A intenção é estar divulgando os riscos do uso de piercing para o cirurgião-dentista e este possa alertar seus pacientes portadores deste artefato.

saude.com.br: Durante esse trabalho, o que mais te chamou a atenção? Teve alguma surpresa?
Dr. Bozelli: O trauma que este artefato causa na cavidade bucal (dentes e tecidos de sustentação), além dos perigos de infecção.

saude.com.br: O que o Sr. recomenda para as pessoas que desejam colocar piercing?

Dr. Bozelli: Primeiramente, se informar dos riscos que começará a sofrer em sua saúde bucal e geral. Se estiver disposto a correr estes riscos, procurar um local apropriado para a instalação do artefato. Posteriormente, realizar os processos de higiene da cavidade bucal e do piercing regularmente e, sempre, (de 6 em 6 meses) visitar seu dentista para que possa avaliar a saúde bucal.

Fonte: Saúde.com
https://goo.gl/MDkUrZ

Clube de Benefícios ABO

A maior capilaridade de rede credenciada do Brasil

Atendimento nacional com a maior capilaridade de rede credenciada do Brasil;
Plano participativo com limite de R$ 111,44/mês por usuário, sendo apenas um fator moderador e não impeditivo.
Possibilidade de contratar um plano com rede diferenciada para atendimento em prestadores de primeira linha.
Por ser um contrato por adesão, o acesso a plano individualizado ou familiar tem valores abaixo dos planos oferecidos diretamente pelas operadoras.
Acesse: http://www.sestiniseguros.com.br/abo

Sinônimo de segurança, credibilidade e compromisso

A DM10 Seguros  é o resultado da união de profissionais com mais de 20 anos de experiência e conhecimento técnico especializado, oferecendo suporte necessário aos clientes, com a missão de entender as suas particularidades e antecipar suas necessidades,visando garantir tranquilidade e fidelização. Estamos pautados na ética, comprometimento, respeito e foco nos resultados. A DM10 Seguros atua há 10 anos no mercado, promovendo parcerias estratégicas, especialmente com Associações e Entidades de Classe. Primamos pelo atendimento personalizado e pela oferta dos melhores serviços, através de uma equipe técnica altamente qualificada e constantemente treinada, apoiada por relacionamento sólido e efetivo com o corpo diretivo e decisores das companhias seguradoras

Produtos ABO NACIONAL
 
CARRO FÁCIL : em parceria com a PORTO Seguro, a DM10 Seguros oferece aos associados da ABO Nacional, em condições especiais, um serviço pioneiro, que une conveniência e atendimento diferenciado. Com ele, o associado ABO Nacional paga uma mensalidade e a seguradora cuida de tudo, da documentação ao seguro, incluindo uma serie de serviços para simplificar o seu dia a dia. Se você prefere usar um bom carro, ao invés de tê-lo precisa conhecer o Porto Seguro Carro Fácil. E só assinar o seu, Fácil Assim!

PREVIDÊNCIA : A Previdência privada é uma excelente forma de garantir uma vida tranquila para você e sua família!
Os planos de previdência privada são uma excelente forma de garantir uma vida tranquila para você e sua família, através de uma pequena contribuição mensal que irá complementar a aposentadoria básica da Previdência Social. Para isto, a DM10 Seguros oferece, em condições especiais para os associados ABO Nacional, dois modelos de previdência privada, o PGBL e o VGBL. Com os nossos planos, você consegue planejar um futuro estável e também reunir recursos para garantir a educação ou carreira profissional de seu filho.

Seguro de VIDA: Aproveitar os bons momentos ao lado de quem é especial para você é uma das melhores coisas da vida. Para isso, ter um seguro de vida é essencial.
Imprevistos acontecem. E este é o motivo pelo qual tomamos várias ações para minimizar suas consequências. Uma das ações mais tradicionais e garantidas para isso é fazer um seguro de vida, afinal, nada como proteção para ficarmos tranquilos diante de algo inesperado. Se você fosse elencar suas maiores preocupações, sem dúvida a saúde e o bem-estar de entes queridos seria uma delas, acima de seus bens materiais, por exemplo. Logo, se você cuida de seus bens, por que não proteger também o futuro das pessoas que você mais ama? Com os nossos planos de Seguro de Vida em condições especiais para os associados ABO Nacional, você tem amparo em situações imprevistas como doenças, acidentes pessoais, perda temporária de renda entre outras emergências que envolvam sua vida e de sua família.

CONSÓRCIO : Planeje e adquira com tranquilidade a sua casa, apartamento, terreno ou imóvel comercial!
Se você sonha em aumentar seu patrimônio, quitar seu financiamento imobiliário ou sair do aluguel, o Consórcio imobiliário foi feito para você.Com parcelas que cabem em seu orçamento, você planeja e investe para transformar seu sonho em realidade, Os planos oferecidos pela DM10 Seguros em condições especiais para os associados ABO Nacional são atrativos e sem burocracia. Ao ser contemplado, pode usar a carta de crédito para adquirir seu imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, em qualquer lugar do Brasil, no campo, na cidade ou na praia, desde que possua habite-se. Se preferir, você pode comprar um terreno urbanizado.

Conheça também as condições especiais em Consórcio de Automóvel que a DM10 Seguros oferece aos associados ABO Nacional

CARRO FÁCIL : em parceria com a PORTO Seguro, a DM10 Seguros oferece aos associados da ABO Nacional, em condições especiais, um serviço pioneiro, que une conveniência e atendimento diferenciado. Com ele, o associado ABO Nacional paga uma mensalidade e a seguradora cuida de tudo, da documentação ao seguro, incluindo uma serie de serviços para simplificar o seu dia a dia. Se você prefere usar um bom carro, ao invés de tê-lo precisa conhecer o Porto Seguro Carro Fácil. E só assinar o seu, Fácil Assim!

Acesse: http://www.dm10seguros.com.br/ABODM10/

ABO oferece benefícios exclusivos nos livros da Napoleão

A parceria entre a ABO e a Editora Napoleão oferece uma série de benefícios para você, cirurgião-dentista ou aluno associado, nas compras feitas pelo intermédio desta entidade.
 
O pacote abaixo, por exemplo, custaria R$ 2.153; porém, pode ser adquirido por R$ 1.291,80 e, ainda, parcelado em até dez vezes no cartão de crédito ou em boletos bancários. E tem mais: o frete não será cobrado. Esta redução não é um desconto, mas, sim, um subsídio de incentivo concedido pela ABO.
 
No caso deste conjunto de obras, os livros também poderão ser comprados unitariamente, com redução de 30% sobre o valor de tabela.
 
Confira:
 
Riquieri - Anatomia e escultura dental             - R$ 420,00 - 30% = R$ 294,00
 
Pagani - Preparos dentários                               - R$ 385,00 - 30% = R$ 269,50
 
Cimões - Manual de Cirurgia Periodontal        - R$ 430,00 - 30% = R$ 301,00
 
Fontoura - Terapêutica medicamentosa          - R$ 120,00 - 30% = R$   84,00
 
Fontoura - Emergências médicas                      - R$ 250,00 - 30% = R$ 175,00
 
Kitakawa - 10.000 questões p/ concursos        - R$ 298,00 - 30% = R$ 208,60
 
Carreon - Geração de negócios                         - R$ 135,00 - 30% = R$   94,50
 
Carreon - MBA Marketing                                  - R$ 115,00 - 30% = R$    80,50 

Acesse: https://loja.napoleaoeditora.com.br/

ABO & Mongeral Aegon

Você, que dedica seu tempo a cuidar dos seus clientes, também deve dar atenção ao seu futuro. Pensando nisso, a Mongeral Aegon Seguros e Previdência, em parceria com a ABO, oferece um amplo portfólio de soluções financeiras para que você possa investir no seu planejamento, protegendo as pessoas que você ama, seus projetos e seu patrimônio.

Com mais de 180 anos de atividade no Brasil, a empresa protege atualmente mais de 2 milhões de pessoas, com um total de capital segurado de mais de R$ 320 bilhões e R$ 336 milhões em benefícios pagos aos clientes em 2016. Capaz de oferecer opções de planejamento para os mais diversos perfis de clientes e necessidades, a Mongeral Aegon conta com 4 mil corretores parceiros em todo o Brasil treinados para oferecer consultoria individualizada sob medida.

Conheça algumas das soluções disponíveis:
- Seguro de vida, inclusive para profissionais de alta renda;
- Seguro por invalidez;
- Cobertura por afastamento temporário do trabalho por acidente ou doença;
- Previdência privada, com planos multifundos e taxas competitivas.

Para conhecer mais detalhes das coberturas e do portfólio, entre em contato e solicite a visita de um corretor: www.mongeralaegon.com.br.

Ver mais

Formulário de Contato