Retração gengival, um guia com perguntas e respostas essências.

Retração gengival, um guia com perguntas e respostas essencias.

A retração gengival é um assunto comum nos consultórios. E nem tanto pela alta frequência com que o problema aparece, mas pelos prejuízos estéticos causados pelo problema. Dependendo do local e da extensão, dores agudas após a ingestão de alimentos frios ou pastosos podem transformar a alimentação num processo penoso. Em outras situações, são os defeitos estéticos e medo de evolução da recessão gengival as maiores preocupações. Mas conhecer algumas perguntas e respostas essenciais sobre o problema pode ajudá-lo a prevenir-se e tratar o problema.
 
O que é recessão ou retração gengival? 
É a exposição da raízes dentárias ao meio bucal pela migração das bordas gengivais da sua posição ideal. O problema, que além de funcional é estético, ocorre pela perda do osso (reabsorção) do ligamento periodontal e osso que circundam as raízes, duas estruturas que compõem o periodonto e atuam como base de sustentação das gengivas.

Além dos danos estéticos, que outros problemas podem ser consequência da retração gengival?
 
Sensibilidade dental, dificuldade para higienização (remoção de placa bacteriana) e facilidade para a formação de cárie dental, cavidades e inflamações gengivais são os principais problemas associados à condição gengival recessiva. Além disso, traumas de escovação e dificuldades técnicas para tratamentos com facetas e lentes de contato dental, ou mesmo próteses dentárias, atuam negativamente para soluções estéticas mais otimizadas. Mas o maior problema é o risco para perdas dentárias pela não tratamento das causas da recessão.
 
Quais são as causas da retração gengival?
 
São várias, e descubrar quais delas atuam na progressão da retração é indispensável para uma solução eficaz e definitiva. Duas delas, entretanto, são responsáveis pela maioria dos casos de recessões gengivais. A primeira é o traumatismo por escovação, resultado da pressão excessiva das cerdas da escova contra dentes e gengivas. A outra é o processo inflamatório devido ao acúmulo de placa bacteriana nas bordas das gengivas, e que acontece pela higienização oral deficiente – é a periodontite, uma doença gengival que destrói o osso que suporta as raízes dentárias e é a principal causa para perdas dentárias e retrações.

Que outros motivos locais também atuam para deixas as raízes dentárias expostas?
 
Doenças sistêmicas, a posição mais alta dos freios labiais e lingual, tratamentos ortodônticos mal executados, dentes mal posicionados e até mesmo a espessura da gengiva e osso estão associados à instalação ou progressão da retração gengival, de forma isolada ou em grupos de dentes. Na maioria das vezes, entretanto, essas condições atuam de forma a facilitar a instalação e progressão da periodontite associada ao acúmulo de placa bacteriana. Em outras, nem tão frequentes, é a arquitetura periodontal suscetível à retração gengival a causa para o problema da recessão gengival.
 
Posso perder um dente devido à retração gengival?
 
Sim. Quando as causas para raízes dentárias expostas não são eliminadas, o problema pode progredir até a perda dentária. Além disso, fraturas dentárias e necessidade de tratamento de canal (endodôntico) podem ser necessários para recuperar raízes bastante danificadas pela recessão gengival extensa associada a cavidades provocadas pelo excesso de força das cerdas de escovas dentárias contra os dentes.
 
Quais doenças sistêmicas estão associadas com o problema?
 
Diabetes, infecção pelo HIV e leucemia trazem riscos elevados para hiperplasias (crescimento gengival) e processos inflamatórios no periodonto. Gengivas avermelhadas, inchadas e que sangram facilmente são alguns dos sinais mais comuns. Essas doenças agem facilitando o aparecimento da inflamação gengival, além da severidade e velocidade de progressão dos processos inflamatórios que, se não controlados a tempo, resultam em perdas ósseas irreversíveis e exposição de raízes.

Como tratar a retração gengival?
 
A retração não é uma doença, é uma alteração da posição normal das gengivas e que decorre de uma ou várias causas associadas. O tratamento requer, independente da causa, a remoção da placa bacteriana e tártaro inseridos internamente às gengivas e o controle e instruções de higiene oral ao paciente, e que são as principais causas do problema. E quando é necessária a recomposição estética da gengiva, parte-se para a cirurgia plástica gengival, que apresentam diversas técnicas para o reposicionamento das bordas gengivais na posição original antes da exposição das raízes.

Dá para reposicionar a gengiva retraída sem cirurgias?
 
Não. A retração gengival é irreversível por terapias não cirúrgicas. E isso ocorre porque tanto o osso reabsorvido quanto gengivas não regeneram por si só ou uso de medicamentos.
 
A cirurgia plástica gengival, além de reposicionar a gengiva, também reconstrói o osso reabsorvido?
 
Não. E esta é uma questão importante no tratamento da recessão gengival. A cirurgia plástica gengival para reposicionamento estético das bordas não envolve a reconstrução do osso de suporte reabsorvido, fato que influencia diretamente nos resultados – e manutenção dos mesmos – a longo prazo. As cirurgias para regeneração óssea são limitadas, desafiadoras e restritras a outras terapias odontológicas, principalmente no tratamento com implantes dentários óssointegrados.
 
Como são as cirurgias para reposicionamento de gengivas retraídas?
 
Basicamente, existem dois tipos de cirurgias plásticas gengivais para recobrimento de raíz dentária exposta: com ou sem uso de enxertos gengivais. Na primeira situação, são utilizados enxertos de gengivas coletados em áreas próximas ao local da cirurgia. Já na cirurgia sem enxertos, as técnicas utilizadas dispensam a coleta enxertiva. Entretanto, as indicações das técnicas são diferentes e restritas às limitações para correções das técnicas sem enxertos para situações específicas e únicas.

Qual é o índice de sucesso das cirurgias gengivais de recobrimento?
 
Este é um ponto muito importante. Os resultados cirúrgicos não costumam apresentar 100% de resposta positiva para uma única cirurgia – principalmente para casos com múltiplos dentes com gengivas retraídas. Entretanto, o novo reposicionamento gengival cumpre seu papel de proteção e rearmonização estética. E, para indivíduos mais exigente com a estética do sorriso, o uso de uma segunda cirurgia pode ser eficiente para resultados mais precisos e esteticamente marcantes.
 
As gengivas retraem com a idade?
 
Pode acontecer. O importante é saber que né possível chegar aos setenta e cinco anos com todos os dentes, mínima presença de retração gengival e nenhuma sensibilidade dolorosa ao frio, doces ou ácidos cítricos. A retração das gengivas não pode ser considerada como uma decorrência natural do passar dos anos, e sim decorrente de vários fatores, principalmente, como já mencionamos, do trauma provocado pelo excesso de força na mastigação e de inflamações na gengiva e estruturas de suporte dos dentes.
 
Minhas gengivas frequentemente sangram. Isso traz algum risco para gengivas retraídas?
 
Sim. O sangramento gengival, que pode ocorrer de forma espontânea ou provocada durante a escovação dos dentes ou uso de fio dental, é sinal de inflamação em gengivas que, muitas vezes, pode ser sinônimo de perda do osso radicular que sustenta as gengivas ao redor da coroa em porcelana. Nesse caso, trata-se da periodontite, uma doença gengival destrutiva e que tem no sangramento das gengivas um dos principais sinais para o diagnóstico e elaboração de tratamentos específicos.

Como tratar as cavidades que aparecem nas raízes dentárias expostas?
 
As cavidades formadas em raízes dentárias expostas, seja pela pressão excessiva das cerdas de escovas ou ação erosiva de alimentos ácidos, são fatores de risco para a  sensibilidade dentinária, cárie dentáriass, gengivite e periodontite, tratamentos de canal e fraturas. O que tratamento requer o recobrimento do local, que pode ser realizado com restaurações em resina ou porcelana, ou com a própria gengiva do paciente através de cirurgias gengivais – ou ainda com as duas técnicas concomitantes.
 
Como o tipo de gengiva interfere no aparecimento da recessão ou sucesso do tratamento cirúrgico?
 
As gengivas variam em espessura e fibrosidade entre os indivíduos. É o biotipo gengival, que também inclui a arquitetura das formas de contornos e papilas gengivais. Diversas pesquisas científicam comprovam que pacientes com gengivas finas e delicadas são mais suscetíveis à retração das gengivas. Além disso, uma menor taxa de sucesso nas cirurgias plásticas para reposicionamento gengival é associada para indivíduos com gengivas delgadas – principalmente para os tratamentos que envolvem enxertos de gengiva coletadas do próprio paciente.

Qual é a técnica ideal para escovar os dentes sem provocar retrações?
 
Não existe um técnica única que sirva para todos os indivíduos. Isso porque a habilidade individual, o número, forma e posicionamento dos dentes, a arquitetura da gengiva (espessura, biotipo e presença de retrações) e existência de restaurações e próteses dentárias implicam na personalização das técnicas de escovação. Em outras palavras, para cada indivíduo existe uma técnica ideal de escovação que não ser eficiente para outro, e apenas o dentista pode estabelecer qual a mais eficiente e apropriada delas.
 
Por que os dentes doem com a retração gengival?
 
As raízes dos dentes não são revestidas pela parte branca e resistente que vemos nas coroas dentárias – o esmalte.  O que protege as raízes é uma estrutura fina e frágil chamado cemento, e que pode ser facilmente desgastada pela ação das cerdas das escovas sobre os dentes. Quando esse desgaste ocorre, as estruturas responsáveis pela sensibilidade dolorosa dos nosso dentes ficam expostas, facilitando o estímulo à dores que podem ir de leves e agudas ou, para casos mais graves, a intensas e espontâneas. Em casos mais graves, essa sensibilidade só pode ser resolvida com  a remoção da polpa dentária (tratamento de canal).
 
O que fazer com gengivas retraídas em dentes com próteses dentárias?
 
As bordas de próteses dentárias trazem desafios para a adaptação de coroas e jaquetas fixas em porcelana. E quando esta junção entre dente e prótese não se dá de forma harmoniosa, um aumento na suscetibilidade para acúmulo de placa bacteriana, pela dificuldade de remoção da mesma durante a higienização dos dentes, aumenta os riscos para o problema de gengivas retraídas. Assim, quando o problema aparece em dentes com dispositivos protéticos em porcelana, a substituição dos mesmos é essencial para evitar problema de infiltração por cárie dentária.

Primeiro, fazer uma consulta clínica para verificar os motivos pelos quais suas gengivas estão retraindo. Se o problema é o excesso de força de força durante a escovação o dentista vai encontrar formas mais eficientes e menos traumáticas para a escovação. Já quando as inflamações gengivais e periodontais tem como causa a placa bacteriana, consultas para remoção de tártaros, placas e fatores que podem facilitar o acúmulo dessa placa – como restaurações e próteses mal adaptadas – são realizadas.

https://goo.gl/7TssU7
(Fonte: Luís Gustavo Leite) 

Clube de Benefícios ABO

A maior capilaridade de rede credenciada do Brasil

Atendimento nacional com a maior capilaridade de rede credenciada do Brasil;
Plano participativo com limite de R$ 111,44/mês por usuário, sendo apenas um fator moderador e não impeditivo.
Possibilidade de contratar um plano com rede diferenciada para atendimento em prestadores de primeira linha.
Por ser um contrato por adesão, o acesso a plano individualizado ou familiar tem valores abaixo dos planos oferecidos diretamente pelas operadoras.
Acesse: http://www.benevix.com.br/?valores-dos-planos2/62/ABO%20NACIONAL

Sinônimo de segurança, credibilidade e compromisso

A DM10 Seguros  é o resultado da união de profissionais com mais de 20 anos de experiência e conhecimento técnico especializado, oferecendo suporte necessário aos clientes, com a missão de entender as suas particularidades e antecipar suas necessidades,visando garantir tranquilidade e fidelização. Estamos pautados na ética, comprometimento, respeito e foco nos resultados. A DM10 Seguros atua há 10 anos no mercado, promovendo parcerias estratégicas, especialmente com Associações e Entidades de Classe. Primamos pelo atendimento personalizado e pela oferta dos melhores serviços, através de uma equipe técnica altamente qualificada e constantemente treinada, apoiada por relacionamento sólido e efetivo com o corpo diretivo e decisores das companhias seguradoras

Produtos ABO NACIONAL
 
CARRO FÁCIL : em parceria com a PORTO Seguro, a DM10 Seguros oferece aos associados da ABO Nacional, em condições especiais, um serviço pioneiro, que une conveniência e atendimento diferenciado. Com ele, o associado ABO Nacional paga uma mensalidade e a seguradora cuida de tudo, da documentação ao seguro, incluindo uma serie de serviços para simplificar o seu dia a dia. Se você prefere usar um bom carro, ao invés de tê-lo precisa conhecer o Porto Seguro Carro Fácil. E só assinar o seu, Fácil Assim!

PREVIDÊNCIA : A Previdência privada é uma excelente forma de garantir uma vida tranquila para você e sua família!
Os planos de previdência privada são uma excelente forma de garantir uma vida tranquila para você e sua família, através de uma pequena contribuição mensal que irá complementar a aposentadoria básica da Previdência Social. Para isto, a DM10 Seguros oferece, em condições especiais para os associados ABO Nacional, dois modelos de previdência privada, o PGBL e o VGBL. Com os nossos planos, você consegue planejar um futuro estável e também reunir recursos para garantir a educação ou carreira profissional de seu filho.

Seguro de VIDA: Aproveitar os bons momentos ao lado de quem é especial para você é uma das melhores coisas da vida. Para isso, ter um seguro de vida é essencial.
Imprevistos acontecem. E este é o motivo pelo qual tomamos várias ações para minimizar suas consequências. Uma das ações mais tradicionais e garantidas para isso é fazer um seguro de vida, afinal, nada como proteção para ficarmos tranquilos diante de algo inesperado. Se você fosse elencar suas maiores preocupações, sem dúvida a saúde e o bem-estar de entes queridos seria uma delas, acima de seus bens materiais, por exemplo. Logo, se você cuida de seus bens, por que não proteger também o futuro das pessoas que você mais ama? Com os nossos planos de Seguro de Vida em condições especiais para os associados ABO Nacional, você tem amparo em situações imprevistas como doenças, acidentes pessoais, perda temporária de renda entre outras emergências que envolvam sua vida e de sua família.

CONSÓRCIO : Planeje e adquira com tranquilidade a sua casa, apartamento, terreno ou imóvel comercial!
Se você sonha em aumentar seu patrimônio, quitar seu financiamento imobiliário ou sair do aluguel, o Consórcio imobiliário foi feito para você.Com parcelas que cabem em seu orçamento, você planeja e investe para transformar seu sonho em realidade, Os planos oferecidos pela DM10 Seguros em condições especiais para os associados ABO Nacional são atrativos e sem burocracia. Ao ser contemplado, pode usar a carta de crédito para adquirir seu imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, em qualquer lugar do Brasil, no campo, na cidade ou na praia, desde que possua habite-se. Se preferir, você pode comprar um terreno urbanizado.

Conheça também as condições especiais em Consórcio de Automóvel que a DM10 Seguros oferece aos associados ABO Nacional

CARRO FÁCIL : em parceria com a PORTO Seguro, a DM10 Seguros oferece aos associados da ABO Nacional, em condições especiais, um serviço pioneiro, que une conveniência e atendimento diferenciado. Com ele, o associado ABO Nacional paga uma mensalidade e a seguradora cuida de tudo, da documentação ao seguro, incluindo uma serie de serviços para simplificar o seu dia a dia. Se você prefere usar um bom carro, ao invés de tê-lo precisa conhecer o Porto Seguro Carro Fácil. E só assinar o seu, Fácil Assim!

Acesse: http://www.dm10seguros.com.br/ABODM10/

ABO oferece benefícios exclusivos nos livros da Napoleão

A parceria entre a ABO e a Editora Napoleão oferece uma série de benefícios para você, cirurgião-dentista ou aluno associado, nas compras feitas pelo intermédio desta entidade.
 
O pacote abaixo, por exemplo, custaria R$ 2.153; porém, pode ser adquirido por R$ 1.291,80 e, ainda, parcelado em até dez vezes no cartão de crédito ou em boletos bancários. E tem mais: o frete não será cobrado. Esta redução não é um desconto, mas, sim, um subsídio de incentivo concedido pela ABO.
 
No caso deste conjunto de obras, os livros também poderão ser comprados unitariamente, com redução de 30% sobre o valor de tabela.
 
Confira:
 
Riquieri - Anatomia e escultura dental             - R$ 420,00 - 30% = R$ 294,00
 
Pagani - Preparos dentários                               - R$ 385,00 - 30% = R$ 269,50
 
Cimões - Manual de Cirurgia Periodontal        - R$ 430,00 - 30% = R$ 301,00
 
Fontoura - Terapêutica medicamentosa          - R$ 120,00 - 30% = R$   84,00
 
Fontoura - Emergências médicas                      - R$ 250,00 - 30% = R$ 175,00
 
Kitakawa - 10.000 questões p/ concursos        - R$ 298,00 - 30% = R$ 208,60
 
Carreon - Geração de negócios                         - R$ 135,00 - 30% = R$   94,50
 
Carreon - MBA Marketing                                  - R$ 115,00 - 30% = R$    80,50 

Acesse: https://loja.napoleaoeditora.com.br/

ABO & Mongeral Aegon

Você, que dedica seu tempo a cuidar dos seus clientes, também deve dar atenção ao seu futuro. Pensando nisso, a Mongeral Aegon Seguros e Previdência, em parceria com a ABO, oferece um amplo portfólio de soluções financeiras para que você possa investir no seu planejamento, protegendo as pessoas que você ama, seus projetos e seu patrimônio.

Com mais de 180 anos de atividade no Brasil, a empresa protege atualmente mais de 2 milhões de pessoas, com um total de capital segurado de mais de R$ 320 bilhões e R$ 336 milhões em benefícios pagos aos clientes em 2016. Capaz de oferecer opções de planejamento para os mais diversos perfis de clientes e necessidades, a Mongeral Aegon conta com 4 mil corretores parceiros em todo o Brasil treinados para oferecer consultoria individualizada sob medida.

Conheça algumas das soluções disponíveis:
- Seguro de vida, inclusive para profissionais de alta renda;
- Seguro por invalidez;
- Cobertura por afastamento temporário do trabalho por acidente ou doença;
- Previdência privada, com planos multifundos e taxas competitivas.

Para conhecer mais detalhes das coberturas e do portfólio, entre em contato e solicite a visita de um corretor: www.mongeralaegon.com.br.

Ver mais

Formulário de Contato