LIVRO
Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista Brasileiro
GUIA
Controle de tabaco

GERENCIAMENTO
Resíduos de Serviços de Saúde
CADERNO
Atenção Básica

 

Relator rejeita proposta de atuação dos CDs nas UTIs, defendida pela ABO

O relator do Projeto de Lei 2776/2008, que obriga a inclusão do cirurgião-dentista nas equipes multiprofissionais das UTIs, deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), apresentou, na última quinta-feira (26), parecer pela rejeição da proposta. Para a ABO, porém, o voto representa um retrocesso na luta pela garantia da saúde bucal dos pacientes internados, que ganhou o reforço do PL 2776/2008, proposto pelo deputado Neilton Mulim (PR-RJ), após a publicação da matéria A Odontologia Chega à UTI, na edição 85 da Revista ABO Nacional. “Vamos continuar firmes na defesa de mais segurança para os pacientes das UTIs e na conquista deste importante espaço, que deve ser ocupado por profissionais da área odontológica”, garantiu o presidente nacional da ABO, Norberto Francisco Lubiana.

Apoio diversificado – Apesar da rejeição apresentada pelo dep. Saraiva Felipe, o PL 2776/2008 tem angariado uma série de apoios, vindos de todas as direções. Na última terça-feira (1º/7), a dep. Janete Rocha Pietá (PT-SP) apresentou voto em separado pela aprovação da proposta, a exemplo do dep. Clodovil Hernandes (PTC-SP).Representantes da ABO e outros cirurgiões-dentistas têm mantido contato com o dep. Mulim para apoiá-lo no andamento da matéria e ajudar a divulgá-la nacionalmente.

A presença dos cirurgiões-dentistas na UTI também é apoiada por entidades médicas, como a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), que criou, em parceria com a ABO, o Departamento de Odontologia Intensiva Amib-ABO. A Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati) publicou, em seu site, matéria sobre a importância do atendimento odontológico nas UTIs.

O vice-presidente da República, José Alencar, sensibilizado pela causa, encaminhou ofício aos ministros da Saúde, Casa Civil, Educação e Relações Institucionais, aos presidentes da Câmara e do Senado e a todos os líderes partidários do Congresso Nacional solicitando especial atenção ao assunto.

Após o voto do relator, a ABO contatou o dep. Neilton Mulim para, junto ao parlamentar, manifestarem-se contrariamente e seguir em defesa da saúde integral dos pacientes das UTIs.

O projeto de lei tramita na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e depois segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Mais informações: www.camara.gov.br, em Projetos de Lei e Outras Proposições

Para falar com o dep. Neilton Mulim: dep.neiltonmulim@camara.gov.br

Para falar com o dep. Saraiva Felipe: dep.saraivafelipe@camara.gov.br






 

Copyright © 2005 ABO - Associação Brasileira de Odontologia. Melhor se visualizado com resolução de 1024 X 768.
Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.