Como comer depois de apertar ou colocar aparelho fixo

Se você acabou de colocar ou ajustar um aparelho ortodôntico fixo, prepare-se para sentir certa dor por alguns dias. A sensação costuma sumir logo, mas é importante escolher bem os alimentos consumidos durante o período de adaptação. Alimentos duros ou pegajosos podem danificar o aparelho e causar dores após a instalação ou o ajuste dele. Continue lendo para descobrir o que comer e como comer para se adaptar logo à situação.

1 - Dê preferência para alimentos macios e não mastigáveis. Além de apresentarem poucas chances de danificar o aparelho, estes alimentos também causam menos dores nos dentes sensíveis. Ainda é possível comer legumes, mas não esqueça de cozinhá-los até que fiquem macios e fáceis de mastigar. Alguns alimentos ótimos para quem usa aparelho e que não incomodam dentes sensíveis incluem:
Queijos macios;
Iogurtes;
Sopas;
Carnes macias cozidas e sem ossos (frango, peru, almôndega, etc.);
Frutos do mar macios e sem ossos (peixes, torta de caranguejo, etc.);
Massas;
Arroz macio e bem cozido;
Ovos;
Feijão bem macio;
Pães macios sem casca;
Tortilhas macias;
Panquecas;
Biscoitos, muffins e outros assados macios;
Pudins;
Purê de maçã;
Banana;
Sorvetes, milk-shakes ou smoothies;
Gelatina;

2 - Evite alimentos sólidos e duros. Evite alimentos que sejam crocantes, principalmente logo após a consulta com o dentista, pois eles podem rachar o aparelho e causar dor forte. As principais comidas que devem ser evitadas incluem, mas não se limitam a:
Todos os tipos de castanhas;
Granola;
Pipoca;
Gelo;
Casca de pão;
Rosquinhas;
Borda de pizza;
Salgadinhos;
Tacos com massa dura;
Cenouras cruas (exceto quando picadas em pedaços pequeninhos);
Maçãs (exceto quando cortadas em fatias pequenas);
Milho na espiga;

3 - Evite alimentos pegajosos e grudentos. Estes alimentos prejudicam o aparelho e podem causar dor ao serem mastigados. Os doces e os chicletes são os piores exemplos a serem evitados, mas a lista vai além deles:
Qualquer tipo de goma de mascar;
Alcaçuz;
Balas de café;
Caramelo;
Balas mastigáveis;
Pirulitos mastigáveis;

Controlando a dor
Faça um bochecho com solução salina. Você deve sentir dor nos dentes, na gengiva, nos lábios, na língua e nas bochechas por alguns dias após a instalação ou o ajuste do aparelho. Não se assuste, isso é normal e existem diversos modos de se reduzir a inflamação da boca, sendo que o bochecho com solução salina é um dos mais práticos.
Dissolva uma colher de chá de sal em um copo com água morna e limpa. Não esquente demais a água para não queimar a boca.

Mexa até dissolver completamente o sal.
Faça um bochecho com a mistura algumas vezes por dia na primeira semana após a instalação ou ajuste do aparelho. Cuspa ao terminar.

Aplique cera em fios afiados. Muitas pessoas sentem dor nos lábios, nas bochechas e na língua ao utilizar aparelho por conta do atrito causado pelo metal. Em outros casos, os fios pontiagudos podem machucar a boca de tempos em tempos. O melhor modo de lidar com esse problema é a cera ortodôntica. Trata-se de um produto bastante útil, seja durante a adaptação ao aparelho ou como solução temporária até que você possa ir ao dentista para realizar ajustes. Caso o aparelho esteja quebrado ou machucando demais a boca, procure o profissional o quanto antes.[56]
Utilize apenas cera ortodôntica. Peça um pouco do produto ao dentista ou procure-o em uma farmácia.


3 - Medique-se. Ao sentir dor muito forte, experimente o uso de analgésicos de venda livre. As opções mais conhecidas são o acetaminofeno (Tylenol) e o ibuprofeno (Advil).
Ao medicar uma criança ou um adolescente, evite o uso de aspirina por conta do risco do desenvolvimento da síndrome de Reye, que pode ser fatal.

Cuidando dos dentes

1 - Passe fio dental regularmente. Por mais que seja complicado por conta do aparelho, utilizar o fio dental é ainda mais importante durante o tratamento. Os alimentos podem ficar presos entre os dentes ou ao redor do aparelho, causando desconforto e risco de infecções. Se desejar, utilize um passa fio para facilitar o processo.
É importante passar o fio dental entre os dentes, por cima e por baixo do aparelho.
Crie uma forma de "C" com o fio dental em volta dos dentes para remover todos os detritos.

2 - Escove os dentes após cada refeição. Esse processo é ainda mais importante quando se tem um aparelho ortodôntico, pois a escovação após as refeições e antes de dormir remove os restos de alimentos que podem causar muita dor nos dentes e gengivas sensíveis.
Utilize uma escova com cerdas macias para reduzir a dor da escovação.
Experimente uma escova interdental para limpar entre os braquetes do aparelho. Faça movimentos para baixo nos dentes de cima e para cima nos dentes de baixo. A ideia é jogar os resíduos de comida na língua para removê-los completamente.
Não tenha pressa. A escovação deve durar entre dois e três minutos para garantir que todos os dentes fiquem limpos.

3 - Utilize corretamente os elásticos. Muitos ortodontistas recomendam o uso de elásticos para corrigir desalinhamentos entre os dentes. Os aparelhos endireitam os dentes, mas não são capazes de resolver desalinhamentos como dentes encavalados e sobremordidas. É necessário encaixar os elásticos em ganchos especiais em pares de braquetes (normalmente nas laterais da boca, prendendo um dente de cima com um de baixo).

Os elásticos devem ser utilizados todos os dias, até que o profissional recomende que você os tire.
Remova os elásticos apenas ao comer ou escovar os dentes. Utilize-os até mesmo ao dormir.
Por mais que você queira tirar os elásticos por alguns dias após o ajuste do aparelho, é melhor seguir as recomendações do ortodontista.

4 - Siga a rotina de manutenção. O profissional provavelmente agendará consultas mensais para ajustes no aparelho. É importante seguir o cronograma dele para manter o aparelho e os dentes em bom estado. Evitar os ajustes apenas prolongará o tempo necessário do tratamento. Após remover o aparelho, consulte-se com o dentista a cada seis meses para garantir que os dentes estejam saudáveis e fortes.

Dicas
Mastigue alimentos macios com os dentes da frente ou do fundo. Passe um protetor labial antes das consultas para evitar o ressecamento da boca após a manutenção do aparelho. Siga as recomendações do dentista sobre quais alimentos evitar. O profissional sabe o que está dizendo: ao obedecê-lo, você não quebrará o aparelho e não precisará ficar com ele por mais tempo do que o necessário.
Se está com dor, não irrite ainda mais o local. Ficar tocando nos dentes, na gengiva e no aparelho apenas piorará a sensação.
Pare de comer qualquer coisa que cause dor.
Evite refrigerantes, pois eles contêm muito ácido e açúcar, o que pode causar erosão nos dentes e nos aparelhos, causando manchas. O excesso de refrigerantes também pode causar cáries.
Evite deixar que os dentes de cima toquem nos de baixo no começo, pois isso pode causar dor.
Caso esteja sentindo muita dor para comer mas ainda esteja com fome, beba um milk-shake ou um smoothie bem gelado. O frio aliviará a dor e a bebida matará a fome.
Mastigue com o lado da boca que estiver apresentando menos dor.
Não mexa no aparelho: você pode quebrar os fios dele e prolongar o tratamento desnecessariamente.

Fonte: wikihow.com/
https://goo.gl/mFVbxX


Clube de Benefícios ABO

A maior capilaridade de rede credenciada do Brasil

Atendimento nacional com a maior capilaridade de rede credenciada do Brasil;
Plano participativo com limite de R$ 111,44/mês por usuário, sendo apenas um fator moderador e não impeditivo.
Possibilidade de contratar um plano com rede diferenciada para atendimento em prestadores de primeira linha.
Por ser um contrato por adesão, o acesso a plano individualizado ou familiar tem valores abaixo dos planos oferecidos diretamente pelas operadoras.
Acesse: http://www.benevix.com.br/?valores-dos-planos2/62/ABO%20NACIONAL

Sinônimo de segurança, credibilidade e compromisso

A DM10 Seguros  é o resultado da união de profissionais com mais de 20 anos de experiência e conhecimento técnico especializado, oferecendo suporte necessário aos clientes, com a missão de entender as suas particularidades e antecipar suas necessidades,visando garantir tranquilidade e fidelização. Estamos pautados na ética, comprometimento, respeito e foco nos resultados. A DM10 Seguros atua há 10 anos no mercado, promovendo parcerias estratégicas, especialmente com Associações e Entidades de Classe. Primamos pelo atendimento personalizado e pela oferta dos melhores serviços, através de uma equipe técnica altamente qualificada e constantemente treinada, apoiada por relacionamento sólido e efetivo com o corpo diretivo e decisores das companhias seguradoras

Produtos ABO NACIONAL
 
CARRO FÁCIL : em parceria com a PORTO Seguro, a DM10 Seguros oferece aos associados da ABO Nacional, em condições especiais, um serviço pioneiro, que une conveniência e atendimento diferenciado. Com ele, o associado ABO Nacional paga uma mensalidade e a seguradora cuida de tudo, da documentação ao seguro, incluindo uma serie de serviços para simplificar o seu dia a dia. Se você prefere usar um bom carro, ao invés de tê-lo precisa conhecer o Porto Seguro Carro Fácil. E só assinar o seu, Fácil Assim!

PREVIDÊNCIA : A Previdência privada é uma excelente forma de garantir uma vida tranquila para você e sua família!
Os planos de previdência privada são uma excelente forma de garantir uma vida tranquila para você e sua família, através de uma pequena contribuição mensal que irá complementar a aposentadoria básica da Previdência Social. Para isto, a DM10 Seguros oferece, em condições especiais para os associados ABO Nacional, dois modelos de previdência privada, o PGBL e o VGBL. Com os nossos planos, você consegue planejar um futuro estável e também reunir recursos para garantir a educação ou carreira profissional de seu filho.

Seguro de VIDA: Aproveitar os bons momentos ao lado de quem é especial para você é uma das melhores coisas da vida. Para isso, ter um seguro de vida é essencial.
Imprevistos acontecem. E este é o motivo pelo qual tomamos várias ações para minimizar suas consequências. Uma das ações mais tradicionais e garantidas para isso é fazer um seguro de vida, afinal, nada como proteção para ficarmos tranquilos diante de algo inesperado. Se você fosse elencar suas maiores preocupações, sem dúvida a saúde e o bem-estar de entes queridos seria uma delas, acima de seus bens materiais, por exemplo. Logo, se você cuida de seus bens, por que não proteger também o futuro das pessoas que você mais ama? Com os nossos planos de Seguro de Vida em condições especiais para os associados ABO Nacional, você tem amparo em situações imprevistas como doenças, acidentes pessoais, perda temporária de renda entre outras emergências que envolvam sua vida e de sua família.

CONSÓRCIO : Planeje e adquira com tranquilidade a sua casa, apartamento, terreno ou imóvel comercial!
Se você sonha em aumentar seu patrimônio, quitar seu financiamento imobiliário ou sair do aluguel, o Consórcio imobiliário foi feito para você.Com parcelas que cabem em seu orçamento, você planeja e investe para transformar seu sonho em realidade, Os planos oferecidos pela DM10 Seguros em condições especiais para os associados ABO Nacional são atrativos e sem burocracia. Ao ser contemplado, pode usar a carta de crédito para adquirir seu imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, em qualquer lugar do Brasil, no campo, na cidade ou na praia, desde que possua habite-se. Se preferir, você pode comprar um terreno urbanizado.

Conheça também as condições especiais em Consórcio de Automóvel que a DM10 Seguros oferece aos associados ABO Nacional

CARRO FÁCIL : em parceria com a PORTO Seguro, a DM10 Seguros oferece aos associados da ABO Nacional, em condições especiais, um serviço pioneiro, que une conveniência e atendimento diferenciado. Com ele, o associado ABO Nacional paga uma mensalidade e a seguradora cuida de tudo, da documentação ao seguro, incluindo uma serie de serviços para simplificar o seu dia a dia. Se você prefere usar um bom carro, ao invés de tê-lo precisa conhecer o Porto Seguro Carro Fácil. E só assinar o seu, Fácil Assim!

Acesse: http://www.dm10seguros.com.br/ABODM10/

ABO oferece benefícios exclusivos nos livros da Napoleão

A parceria entre a ABO e a Editora Napoleão oferece uma série de benefícios para você, cirurgião-dentista ou aluno associado, nas compras feitas pelo intermédio desta entidade.
 
O pacote abaixo, por exemplo, custaria R$ 2.153; porém, pode ser adquirido por R$ 1.291,80 e, ainda, parcelado em até dez vezes no cartão de crédito ou em boletos bancários. E tem mais: o frete não será cobrado. Esta redução não é um desconto, mas, sim, um subsídio de incentivo concedido pela ABO.
 
No caso deste conjunto de obras, os livros também poderão ser comprados unitariamente, com redução de 30% sobre o valor de tabela.
 
Confira:
 
Riquieri - Anatomia e escultura dental             - R$ 420,00 - 30% = R$ 294,00
 
Pagani - Preparos dentários                               - R$ 385,00 - 30% = R$ 269,50
 
Cimões - Manual de Cirurgia Periodontal        - R$ 430,00 - 30% = R$ 301,00
 
Fontoura - Terapêutica medicamentosa          - R$ 120,00 - 30% = R$   84,00
 
Fontoura - Emergências médicas                      - R$ 250,00 - 30% = R$ 175,00
 
Kitakawa - 10.000 questões p/ concursos        - R$ 298,00 - 30% = R$ 208,60
 
Carreon - Geração de negócios                         - R$ 135,00 - 30% = R$   94,50
 
Carreon - MBA Marketing                                  - R$ 115,00 - 30% = R$    80,50 

Acesse: https://loja.napoleaoeditora.com.br/

ABO & Mongeral Aegon

Você, que dedica seu tempo a cuidar dos seus clientes, também deve dar atenção ao seu futuro. Pensando nisso, a Mongeral Aegon Seguros e Previdência, em parceria com a ABO, oferece um amplo portfólio de soluções financeiras para que você possa investir no seu planejamento, protegendo as pessoas que você ama, seus projetos e seu patrimônio.

Com mais de 180 anos de atividade no Brasil, a empresa protege atualmente mais de 2 milhões de pessoas, com um total de capital segurado de mais de R$ 320 bilhões e R$ 336 milhões em benefícios pagos aos clientes em 2016. Capaz de oferecer opções de planejamento para os mais diversos perfis de clientes e necessidades, a Mongeral Aegon conta com 4 mil corretores parceiros em todo o Brasil treinados para oferecer consultoria individualizada sob medida.

Conheça algumas das soluções disponíveis:
- Seguro de vida, inclusive para profissionais de alta renda;
- Seguro por invalidez;
- Cobertura por afastamento temporário do trabalho por acidente ou doença;
- Previdência privada, com planos multifundos e taxas competitivas.

Para conhecer mais detalhes das coberturas e do portfólio, entre em contato e solicite a visita de um corretor: www.mongeralaegon.com.br.

Movida

A parceria entre a ABO e a Movida Rent a Car oferece benefícios para você, cirurgião-dentista ou aluno associado, com descontos diferenciados do mercado no aluguel do carro pelo site da parceria por intermédio desta entidade.

https://parcerias.movida.com.br/abo

Ver mais

Formulário de Contato