Entenda a relação entre dor de cabeça e a Odontologia

Você sabia que, muitas vezes, a dor de cabeça pode ser tratada no consultório do dentista? As pessoas têm o costume, inicialmente, de procurar atendimento médico, porém, percebem que o problema persiste mesmo o após o uso de medicamentos. Pois dor de cabeça e a Odontologia acabam, em inúmeras situações clínicas, tendo uma relação bastante próxima.

Neste artigo, vou mostrar alguns problemas odontológicos que podem desencadear dor de cabeça e qual o tratamento mais indicado para cada um deles. Siga a leitura e saiba mais!

Dor de cabeça
Dores de cabeça e até no pescoço e ombros podem incomodar muita gente durante anos sem que se encontre uma solução, mesmo depois de visitar médicos de diferentes especialidades e tomar medicamentos.

Isso porque o tratamento pode estar no consultório do dentista! Toda a estrutura de nervos, músculos e articulações na face é uma só, e por isso diversos problemas odontológicos podem ser responsáveis por uma dor de cabeça persistente.

Ninguém nem cogita que uma enxaqueca, por exemplo, possa ser decorrente de uma fadiga na musculatura envolvida com a mastigação. Esse estresse muscular pode se tornar mais intenso por conta de fatores emocionais, como cansaço e ansiedade.

Veja, a seguir, alguns problemas odontológicos que podem causar dor de cabeça.

Bruxismo (ranger dos dentes)
O estresse muscular na face pode ter como consequência dor de cabeça e dor no pescoço. A causa para o problema pode ser o bruxismo, que é o ranger e apertar de dentes. O problema se intensifica em situações de estresse.

Muitas pessoas, de diferentes idades, rangem os dentes sem perceber, na maioria das vezes enquanto dormem. Em algumas situações, outras pessoas que convivem com quem tem bruxismo relatam que elas fazem um barulho incômodo ao dormir.

O problema causa tensão na musculatura da face e nos dentes. Com isso, é comum pacientes reclamarem de uma dor de cabeça e no maxilar logo ao acordarem. A dor também pode incomodar no momento da mastigação.

Além de desgastar as estruturas dentárias e até quebrar restaurações, o ranger e apertar dos dentes provoca a fadiga muscular do sistema mastigatório e causa dor intensa e difusa na lateral do rosto.

Quando não tratado, o problema só piora com o tempo, resultando até em um processo inflamatório, situação mais dolorida ainda, que vem acompanhada de inchaço. Esse inchaço pode pressionar um nervo chamado de trigêmeo, ocasionando a temida neuralgia do trigêmeo, que tem a fama de ser uma das piores dores que existem.

Diagnóstico
Pacientes que não desconfiam que sofrem com o bruxismo podem fazer o exame clínico em uma consulta odontológica. O dentista vai notar que os dentes estão desgastados ou que o esmalte se apresenta rachado e vai pedir exames para encontrar as causas e propor os tratamentos.

Tratamento
A boa notícia é que, com o diagnóstico correto, o tratamento para o bruxismo é muito simples e traz vida nova para o paciente.

Quando indicado, o dentista indica instala placas intraorais de relaxamento muscular, que são feitas sob medida para o paciente. A placa se encaixa perfeitamente nos dentes superiores e deve ser usada na hora de dormir. O dispositivo fica posicionado para evitar o ranger ou apertar do dente de cima com o de baixo.

Corrigir a mordida do paciente com o uso de aparelhos ortodônticos também ajuda a proteger os dentes de quem tem bruxismo.

Como o fator emocional leva ao problema, dependendo da intensidade, é necessário que o paciente busque formas de relaxar, evitando se estressar demais. Em alguns casos, é importante o acompanhamento por psicólogo e até psiquiatra.

DTM (Disfunção Temporomandibular)
A ATM é a articulação temporomandibular, que faz a ligação entre o maxilar e crânio. A disfunção da ATM é chamada de DTM e indica um mau funcionamento dessa articulação.

Os sintomas da DTM podem ser dor de cabeça, dor de ouvido e dor ao bocejar. Pode trazer ainda um desconforto (sensação de desencaixe) para abrir e fechar a boca e mastigar. A disfunção pode ter também uma série de outros sinais que causam bastante incômodo ao paciente.

O dentista pode diagnosticar a DTM, porém não há cura. Ele pode recomendar algum tratamento como o uso de analgésicos e relaxantes musculares, de placa intraoral que impede o ranger dos dentes e até técnicas de relaxamento para aliviar o estresse.

Mas, na maioria das situações, o envolvimento de outros profissionais tais como médicos, fisionterapeutas, psicólogos é fundamental para diagnóstico e tratamento.

Atenção: a cirurgia nessa região só está indicada no caso de anquilose e câncer. Nos  outros casos, quando os tratamentos não surtem efeito, é necessário buscar causas que não foram trabalhadas, ainda..

Estrutura dentária com problemas
Pacientes com dentes mal alinhados, encavalados ou até com falta de um ou mais dentes também podem sofrer com dores de cabeça.

Isso acontece porque o problema na estrutura dentária traz dificuldade na hora de mastigar e até na fala, o que pode estar envolvido numa tensão muscular e inflamação.

Tratamento
Essas situações podem ser corrigidas com aparelhos ortodônticos, próteses e implantes. Dessa forma, além de viver sem dor, comer e falar melhor, o paciente eleva sua autoestima, já que essas correções resultarão em um sorriso bonito.

Infecções nos dentes ou gengivas
Qualquer problema nos dentes e gengivas, como cáries e gengivite, também pode causar dores de cabeça. Essas inflamações, quando não tratadas, podem também atingir o nervo trigêmeo.

Prevenção
Para prevenir esses problemas, é importante ser disciplinado com a limpeza dos dentes, utilizando pasta de dente com flúor e fio dental sempre após as refeições e antes de dormir.

Se a rotina o obriga a comer fora de casa, tenha sempre o hábito de carregar os itens de higiene bucal na sua bolsa ou mochila. Não há desculpas para descuidar dos cuidados com os dentes!

Uma alimentação saudável, evitando a ingestão do açúcar industrializado mais do que 3 vezes ao dia.

Para finalizar, a visita regular ao dentista é essencial para manter a saúde bucal em dia.

A dor de cabeça e a Odontologia estão interligadas em muitos casos clínicos. Pessoas com dores persistentes devem procurar o dentista para saber se a causa não é bruxismo, problemas na ATM ou até uma infecção no dente ou gengiva.

Se você gostou das informações deste post, assine agora a nossa newsletter e receba regularmente em seu e-mail outros assuntos relacionados a odontologia e qualidade de vida!

Fonte: https://goo.gl/XJ6kBp
(Fonte: Odonto Condé) 

Clube de Benefícios ABO

A maior capilaridade de rede credenciada do Brasil

Atendimento nacional com a maior capilaridade de rede credenciada do Brasil;
Plano participativo com limite de R$ 111,44/mês por usuário, sendo apenas um fator moderador e não impeditivo.
Possibilidade de contratar um plano com rede diferenciada para atendimento em prestadores de primeira linha.
Por ser um contrato por adesão, o acesso a plano individualizado ou familiar tem valores abaixo dos planos oferecidos diretamente pelas operadoras.
Acesse: http://www.benevix.com.br/?valores-dos-planos2/62/ABO%20NACIONAL

Sinônimo de segurança, credibilidade e compromisso

A DM10 Seguros  é o resultado da união de profissionais com mais de 20 anos de experiência e conhecimento técnico especializado, oferecendo suporte necessário aos clientes, com a missão de entender as suas particularidades e antecipar suas necessidades,visando garantir tranquilidade e fidelização. Estamos pautados na ética, comprometimento, respeito e foco nos resultados. A DM10 Seguros atua há 10 anos no mercado, promovendo parcerias estratégicas, especialmente com Associações e Entidades de Classe. Primamos pelo atendimento personalizado e pela oferta dos melhores serviços, através de uma equipe técnica altamente qualificada e constantemente treinada, apoiada por relacionamento sólido e efetivo com o corpo diretivo e decisores das companhias seguradoras

Produtos ABO NACIONAL
 
CARRO FÁCIL : em parceria com a PORTO Seguro, a DM10 Seguros oferece aos associados da ABO Nacional, em condições especiais, um serviço pioneiro, que une conveniência e atendimento diferenciado. Com ele, o associado ABO Nacional paga uma mensalidade e a seguradora cuida de tudo, da documentação ao seguro, incluindo uma serie de serviços para simplificar o seu dia a dia. Se você prefere usar um bom carro, ao invés de tê-lo precisa conhecer o Porto Seguro Carro Fácil. E só assinar o seu, Fácil Assim!

PREVIDÊNCIA : A Previdência privada é uma excelente forma de garantir uma vida tranquila para você e sua família!
Os planos de previdência privada são uma excelente forma de garantir uma vida tranquila para você e sua família, através de uma pequena contribuição mensal que irá complementar a aposentadoria básica da Previdência Social. Para isto, a DM10 Seguros oferece, em condições especiais para os associados ABO Nacional, dois modelos de previdência privada, o PGBL e o VGBL. Com os nossos planos, você consegue planejar um futuro estável e também reunir recursos para garantir a educação ou carreira profissional de seu filho.

Seguro de VIDA: Aproveitar os bons momentos ao lado de quem é especial para você é uma das melhores coisas da vida. Para isso, ter um seguro de vida é essencial.
Imprevistos acontecem. E este é o motivo pelo qual tomamos várias ações para minimizar suas consequências. Uma das ações mais tradicionais e garantidas para isso é fazer um seguro de vida, afinal, nada como proteção para ficarmos tranquilos diante de algo inesperado. Se você fosse elencar suas maiores preocupações, sem dúvida a saúde e o bem-estar de entes queridos seria uma delas, acima de seus bens materiais, por exemplo. Logo, se você cuida de seus bens, por que não proteger também o futuro das pessoas que você mais ama? Com os nossos planos de Seguro de Vida em condições especiais para os associados ABO Nacional, você tem amparo em situações imprevistas como doenças, acidentes pessoais, perda temporária de renda entre outras emergências que envolvam sua vida e de sua família.

CONSÓRCIO : Planeje e adquira com tranquilidade a sua casa, apartamento, terreno ou imóvel comercial!
Se você sonha em aumentar seu patrimônio, quitar seu financiamento imobiliário ou sair do aluguel, o Consórcio imobiliário foi feito para você.Com parcelas que cabem em seu orçamento, você planeja e investe para transformar seu sonho em realidade, Os planos oferecidos pela DM10 Seguros em condições especiais para os associados ABO Nacional são atrativos e sem burocracia. Ao ser contemplado, pode usar a carta de crédito para adquirir seu imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, em qualquer lugar do Brasil, no campo, na cidade ou na praia, desde que possua habite-se. Se preferir, você pode comprar um terreno urbanizado.

Conheça também as condições especiais em Consórcio de Automóvel que a DM10 Seguros oferece aos associados ABO Nacional

CARRO FÁCIL : em parceria com a PORTO Seguro, a DM10 Seguros oferece aos associados da ABO Nacional, em condições especiais, um serviço pioneiro, que une conveniência e atendimento diferenciado. Com ele, o associado ABO Nacional paga uma mensalidade e a seguradora cuida de tudo, da documentação ao seguro, incluindo uma serie de serviços para simplificar o seu dia a dia. Se você prefere usar um bom carro, ao invés de tê-lo precisa conhecer o Porto Seguro Carro Fácil. E só assinar o seu, Fácil Assim!

Acesse: http://www.dm10seguros.com.br/ABODM10/

ABO oferece benefícios exclusivos nos livros da Napoleão

A parceria entre a ABO e a Editora Napoleão oferece uma série de benefícios para você, cirurgião-dentista ou aluno associado, nas compras feitas pelo intermédio desta entidade.
 
O pacote abaixo, por exemplo, custaria R$ 2.153; porém, pode ser adquirido por R$ 1.291,80 e, ainda, parcelado em até dez vezes no cartão de crédito ou em boletos bancários. E tem mais: o frete não será cobrado. Esta redução não é um desconto, mas, sim, um subsídio de incentivo concedido pela ABO.
 
No caso deste conjunto de obras, os livros também poderão ser comprados unitariamente, com redução de 30% sobre o valor de tabela.
 
Confira:
 
Riquieri - Anatomia e escultura dental             - R$ 420,00 - 30% = R$ 294,00
 
Pagani - Preparos dentários                               - R$ 385,00 - 30% = R$ 269,50
 
Cimões - Manual de Cirurgia Periodontal        - R$ 430,00 - 30% = R$ 301,00
 
Fontoura - Terapêutica medicamentosa          - R$ 120,00 - 30% = R$   84,00
 
Fontoura - Emergências médicas                      - R$ 250,00 - 30% = R$ 175,00
 
Kitakawa - 10.000 questões p/ concursos        - R$ 298,00 - 30% = R$ 208,60
 
Carreon - Geração de negócios                         - R$ 135,00 - 30% = R$   94,50
 
Carreon - MBA Marketing                                  - R$ 115,00 - 30% = R$    80,50 

Acesse: https://loja.napoleaoeditora.com.br/

ABO & Mongeral Aegon

Você, que dedica seu tempo a cuidar dos seus clientes, também deve dar atenção ao seu futuro. Pensando nisso, a Mongeral Aegon Seguros e Previdência, em parceria com a ABO, oferece um amplo portfólio de soluções financeiras para que você possa investir no seu planejamento, protegendo as pessoas que você ama, seus projetos e seu patrimônio.

Com mais de 180 anos de atividade no Brasil, a empresa protege atualmente mais de 2 milhões de pessoas, com um total de capital segurado de mais de R$ 320 bilhões e R$ 336 milhões em benefícios pagos aos clientes em 2016. Capaz de oferecer opções de planejamento para os mais diversos perfis de clientes e necessidades, a Mongeral Aegon conta com 4 mil corretores parceiros em todo o Brasil treinados para oferecer consultoria individualizada sob medida.

Conheça algumas das soluções disponíveis:
- Seguro de vida, inclusive para profissionais de alta renda;
- Seguro por invalidez;
- Cobertura por afastamento temporário do trabalho por acidente ou doença;
- Previdência privada, com planos multifundos e taxas competitivas.

Para conhecer mais detalhes das coberturas e do portfólio, entre em contato e solicite a visita de um corretor: www.mongeralaegon.com.br.

Movida

A parceria entre a ABO e a Movida Rent a Car oferece benefícios para você, cirurgião-dentista ou aluno associado, com descontos diferenciados do mercado no aluguel do carro pelo site da parceria por intermédio desta entidade.

https://parcerias.movida.com.br/abo

Ver mais

Formulário de Contato