menu
LIVRO
Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista Brasileiro
GUIA
Controle de tabaco

GERENCIAMENTO
Resíduos de Serviços de Saúde
CADERNO
Atenção Básica

 

SAÚDE

A Opas no Brasil

A representação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Brasília (DF) é responsável por coordenar a cooperação técnica no Brasil. Como Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas (OMS) e parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU), é constituída por profissionais estrangeiros e brasileiros, além do pessoal técnico e administrativo.

Também apóia o Brasil a alcançar as metas nacionais de Saúde Pública e aquelas estabelecidas em acordos internacionais, como as Metas do Milênio, trabalhando diretamente com o Ministério da Saúde, além de secretarias estaduais e municipais de saúde, outras agências internacionais e organizações não-governamentais.

O escritório regional da Opas no Brasil dispõe de uma estrutura organizacional que contempla unidades técnicas direcionadas à prevenção/promoção da saúde, recursos humanos, sistemas e serviços de saúde, informação e políticas de saúde, controle de doenças, medicamentos, saúde ambiental.

A Opas considera que a saúde bucal é um componente importante da saúde integral do indivíduo e seu ambiente. Dessa forma, tem um compromisso com estratégias da atenção primária à saúde que trabalhem na perspectiva da saúde bucal como parte importante da saúde geral e com a aplicação de pesquisa e desenvolvimento de sistemas e serviços de saúde baseados em evidência e voltados para a promoção, prevenção e recuperação da saúde nesta área.

No Brasil, a Opas coopera tecnicamente com o Ministério da Saúde, apoiando a política de saúde bucal, uma das prioridades do governo. Neste sentido, vem participando e apoiando fóruns importantes de discussão sobre o tema, como a III Conferência Nacional de Saúde Bucal, em 2004 e o 12º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde (Aboprev), de 29 de abril e 1º de maio de 2005.


Sede da OPAS em Washington (EUA)

Junto ao Ministério da Saúde, a Opas tem desenvolvido a cooperação técnica voltada para a disseminação de informação sobre a política de saúde bucal a outros países, por meio da elaboração conjunta de documentos técnicos, como o Brasil Sorridente, divulgado pelo Ministro da Saúde durante a Assembléia de Ministros, em Genebra (Suíça), em 17 de maio de 2005. 

Em 2006, promoveu, junto à Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (Cosab), o Encontro Latino-Americano de Coordenadores Nacionais de Saúde Bucal, ocorrido de 28 de janeiro a 2 de fevereiro, em São Paulo. Esse evento culminou com a elaboração da Carta de São Paulo (http://dtr2004.saude.gov. br/dab/saudebucal/documentos/noticia_15_02_06.pdf). O documento contém os principais encaminhamentos discutidos entre os representantes do Brasil, Uruguai, Chile, El Salvador, Bolívia e Venezuela, México e Cuba.


OPAS no Brasil: Brasília (DF)

O propósito desse encontro foi aproximar e propor esforços para potencializar a melhoria da saúde bucal na região das Américas. Na ocasião, foi lançada a publicação A Política Nacional de Saúde Bucal do Brasil: Registro de uma Conquista Histórica", nas versões em português e espanhol (http://www.opas.org.br/servico/arquivos/Sala5545.pdf).

Algumas iniciativas trazem a possibilidade de ampliação de parcerias, inclusive com o setor privado, no campo da saúde, representando a oportunidade de empenho conjunto na potencialização do avanço técnico e operativo em saúde bucal, no âmbito dos princípios de eqüidade, universalidade e integralidade, preconizados pelo Sistema Único de Saúde brasileiro. Exemplo disso é o trabalho conjunto com o Serviço Social da Indústria (Sesi), braço social da indústria brasileira, Ministério da Saúde e Opas para disseminar informação epidemiológica em saúde bucal, por meio do lançamento da publicação Estudo Epide­miológico de Saúde Bucal em trabalhadores da indústria do Brasil, 2002/2003 . Esta publicação foi lançada em julho de 2006 e contou com a participação dos SESIs regionais e representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde em um amplo debate ocorrido via teleconferência.

A Opas apóia iniciativas coincidentes com a Política Nacional de Saúde Bucal. "A Opas reconhece na Associação Brasileira de Odontologia uma parceira importante para apoio à implementação dessa política por se tratar de uma instituição com larga experiência nas áreas de promoção e prevenção e, sobretudo, por sua capilaridade nos processos de  educação continuada e de capacitação de recursos humanos", explica a consultora de Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde, Luciana Chagas.

Voltar ao índice

 

Voltar ao índice

 

 

Untitled Document





 

Copyright © 2005 ABO - Associação Brasileira de Odontologia. Melhor se visualizado com resolução de 1024 X 768.
Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.