Nota de apoio

A ABO Nacional manifesta seu apoio ao colega e associado desde 1989 Eduardo Azoubel, cuja clínica foi condenada a pagar indenização por um incidente verificado há 11 anos. Nosso suporte não se limita ao caráter jurídico da decisão, mas, também, envolve a abordagem da imprensa – sobretudo na Bahia, onde o fato ocorreu.

Lamentavelmente, alguns veículos de comunicação do Estado não conferiram espaço para a manifestação do nosso colega. Limitaram-se, apenas, a citar trechos que constavam da sua defesa perante à Justiça. Ficamos decepcionados ao constatar que parte da imprensa ainda se vê na necessidade de transformar brisas em furacões – mesmo que, para tanto, ignorem fatos em favor de construções linguísticas tendenciosas.

Para receber sua indenização, a base de argumentação do autor do processo era de que precisou se submeter a uma cirurgia para retirar uma peça metálica que, acidentalmente, ingeriu durante um implante dentário.

Eduardo Azoubel é, segundo opiniões de colegas próximos, um profissional competente, comprometido e responsável. Além disso, é professor da cadeira de Cirurgia Traumatologia Buco-Maxilo da Faculdade Bahiana de Medicina.

Em postagem numa rede social, o especialista expôs seu ponto de vista sobre o ocorrido. Disse que nunca omitiu o fato de ninguém e que, inclusive, o relatava aos seus alunos, pois situações como esta podem acontecer com qualquer profissional.

Azoubel foi assertivo em seu texto: “O que me entristece é a parcialidade da notícia”, escreveu. E revelou detalhes: “No dia em que minha filha completava um ano, não estava comemorando com ela por estar dentro do centro cirúrgico, acompanhando a remoção da peça ao lado do meu irmão, cirurgião-geral”.