Atendimento Odontológico para o Paciente Portador da Síndrome de Sjögren

A Síndrome de SJögren (SS) é uma desordem autoimune sistêmica, de caráter inflamatório e crônico. Sendo sua causa desconhecida, é prevalente de 80 a 90% em pacientes do sexo feminino e adultos de meia idade.

A doença acomete principalmente as glândulas exócrinas do corpo. Dentre elas as lacrimais e as salivares (de interesse odontológico), mas também acometem as umidificadoras vaginais, respiratórias, gastrointestinais e cutâneas. Seus principais sintomas são hipossalivação (boca seca) e xeroftalmia (olhos secos) o que caracteriza a SíndromeSicca.

A redução ou ausência de saliva afeta drasticamente a qualidade de vida do paciente que apresenta uma série de sintomas tais como: cáries recorrentes, atrofia papilar da língua, mucosa oral descamativa, dificuldade de deglutir os alimentos, ardência bucal, sensação de bolo na garganta, má digestão e dores estomacais, perda de paladar e olfato, halitose, inapetência, perda de peso e caquexia.

Em sua classificação é dividida em SS primária, tendo como sintomas a Síndrome Siccasomente - sua forma clássica - e a SS secundária, na qual o paciente apresenta a Síndrome Sicca associada a alguma outra doença autoimune. Destes, 15% dos pacientes apresentam artrite reumatoide e 30% dos pacientes com lúpus.

“Muito embora a saliva sejafacilmente coletada, observase que médicos e dentistasraramente a avaliam na suarotina clínica.”

As glândulas salivares são as responsáveis pela produção salivar. Dentre elas, temos as glândulas maiores (parótidas, submandibulares e sublinguais) e também as glândulas salivares menores que são responsáveis por boa parte da saliva que produzimos. Estas, encontram-se distribuídas pelo lábio, palato duro, língua, mucosa labial e mucosa jugal. São as glândulas menores que produzem o muco que lubrifica as mucosas e protege contra o impacto desta com os dentes e demais estruturas. É comum o paciente apresentar uma tumefação assintomática das glândulas parótidas (uni ou bilateral) decorrente da sialodenose.

O diagnóstico da SS é realizado pela confirmação da Xeroftalmia através dos exames deteste de Schirmer e Rosa Bengala, das análises sorológicas de fator reumatóide, anticorpos antinucleares e a presença de anticorposanti-SSA (Ro) ou anti SS-B(La), da confirmação da hipossalivação e com o exame considerado padrão ouro - a biópsia de glândulas salivares menores.

A redução do fluxo salivar ou ausência dele(Xeroftalmia) não é um problema apenas dos pacientes portadores da SS. Com a evolução da medicina, a população em geral está vivendo muito mais, porém às custas do uso de muitos medicamentos. Dentre os que podem alterar o volume e/ou a qualidade salivar temos os antidepressivos tricíclicos, anti-histamínicos, benzodiazepínicos, antidepressivos, betabloqueadores e atropínicos.

Na radioterapia de cabeça e pescoço, o tecido das glândulas salivares é altamente suscetível ao dano radio induzido, levando à atrofia dos componentes secretores glandulares, resultando em diferentes graus de xerostomia e hipofluxo salivar, temporários ou permanentes.

Outras causas são as infecções (HIV ou HSV) , doenças renais em estágio final, diabetes mellitus, doença do enxerto contra hospedeiro, ansiedade, depressão e estresse excessivo.

Alguns pacientes se acostumam à condição e não percebem a alteração podendo evoluir para outros transtornos em decorrência da ausência de saliva.

A Síndrome da ardência bucal é considerada uma das patologias mais complexas para tratamento na estomatologia. Apresenta-se como uma dor crônica de difícil resolução. Seu diagnóstico é multidisciplinar e ocorre por exclusão, hipossalivação, candidíase, atrofia das papilas, desnutrição, medicamentos e problemas psicológicos. A queixa comum é de que aboca “arde como pimenta”.

Outra queixa comum relatada é a sensação de “bolo na garganta” em decorrência de apresentar uma saliva espessa porque perdeu toda a sua fluidez. Esse paciente não tem lubrificação, ocasionando um grande ressecamento faríngeo, com dores nas cordas vocais, alteração da voz, disfonia, disfagia e dificuldade de respiração.

A Disgeusia é uma alteração do paladar comum também ocasionada pela ausência de saliva. E a forma como o paciente enfrenta esse problema depende do tipo de relação que ele tem com a comida. Se ele se relaciona coma comida com muito prazer, ele terá um dano cognitivo muito maior do que aquele que a comida não é a coisa mais importante da vida. A olfação é um estimulo que pode também começar a ser perdido em decorrência da ausência de muco. Para esses casos, uma boa dica é que a comida seja servida morna , nem muito.

“Deve-se compreender que para quem não tem saliva, qualquer ganho faz muita diferença.”

O TRATAMENTO

O tratamento do paciente da SS é multidisciplinar, devendo ser realizado não só por reumatologista e o Oftalmologista, mas também pelo dentista.

O atendimento odontológico consiste no alívio dos sintomas tais como o controle da placa bacteriana, do pH salivar, do estimulo das glândulas salivares que poderá ser realizado através de estímulos mecânicos da glândula, da laser terapia de baixa potência, da eletroacupuntura ou ozonioterapia. A substituição do creme dental por um creme dental enzimático apropriado para xerostomia, já que os cremes dentais normais provocam ainda mais descamação na mucosa ressecada.

O uso da saliva artificial é um bom paliativo que alivia apenas momentaneamente a secura da boca. Cabe, então, ao dentista objetivar sempre o estimulo da produção salivar, seja ele por meio das glândulas salivares maiores e/ou menores.

Autora: Dra. Débora Vianna CRO/RJ 32870
• Graduação Odontologia - UERJ / 2005
• Especialista em Estomatologia - UERJ / 2006
• Especialista Radiologia Odontológica - ABORJ / 2017
• Laserterapia - USP/2015
• Professora convidada de especialização em Estomatologia FOUERJ desde 2014.
• Odontologia Oncológica - Hosp. Sírio Libanês / 2016
• Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Integrativa desde 2018
• Acupuntura em odontologia SOBRACID-RS / 2018
• Habilitação em Ozônioterapia - FAPESSP / 2018
• Habilitação em Terapia Neurofocal / 2019
• Biorresonância - Lair Ribeiro / 2020

Data de publicação: 22/01/2021


Clube de Benefícios ABO

ABO & MAG Seguros

Você, que dedica seu tempo a cuidar dos seus clientes, também deve dar atenção ao seu futuro. Pensando nisso, a MAG Seguros, em parceria com a ABO, oferece um amplo portfólio de soluções financeiras para que você possa investir no seu planejamento, protegendo as pessoas que você ama, seus projetos e seu patrimônio.
Com mais de 190 anos de atuação ininterrupta no Brasil, a empresa protege atualmente mais de 6,8 milhões de pessoas, com um total de capital segurado de mais de R$ 950 bilhões e R$ 860 milhões em benefícios pagos. Capaz de oferecer opções de planejamento para os mais diversos perfis de clientes e necessidades, a MAG Seguros conta com mais de 6.800 corretores parceiros em todo o Brasil treinados para oferecer consultoria individualizada sob medida.

Conheça algumas das soluções disponíveis:

- Seguro de vida, inclusive para profissionais de alta renda;

- Seguro por invalidez;

- Cobertura por afastamento temporário do trabalho por acidente ou doença;

- Previdência privada, com planos multifundos e taxas competitivas.

Para conhecer mais detalhes das coberturas e do portfólio, visite nosso site e solicite a visita de um corretor: https://mag.com.br/

ABO & JOMANI CORRETORA DE SEGUROS

RCP Responsabilidade Civil Profissional

Por que contratar seguro RCP?
A partir da Constituição de 1988 e do Código de Defesa do Consumidor, o número de ações de responsabilidade civil contra, dentistas e demais profissionais da Saúde, aumentou consideravelmente. Cada vez mais o consumidor de serviços odontológicos vem acionando estes profissionais, quando se sente frustrado com o resultado de um tratamento ou atendimento recebido, exigindo reparações ou indenizações. E, nenhum profissional, por mais competente e experiente que seja, está livre de uma situação desagradável como esta.

Coberturas/Benefícios
Respeitadas as condições previstas nas Condições Gerais, este Plano de Seguro:
Indenizações: Importâncias devidas a terceiros em decorrência de condenações judiciais por danos corporais, danos materiais e danos morais, decorrentes de omissões cometidas durante a vigência da apólice ou período retroativo de eventos, quando houver, pelo segurado, no exercício das especialidades declaradas.
Custos de Defesa: Honorários advocatícios*, laudos periciais e demais despesas necessárias para a defesa de uma reclamação, seja na esfera cível, criminal ou administrativa.
* O advogado é de livre escolha do segurado.
Acordos: Acordos judiciais ou extrajudiciais, mediante aprovação da Seguradora.
Reclamações nas esferas cível, criminal ou administrativa.

Outros Benefícios:
Possibilita as notificações preventivas de eventos que possam resultar em reclamação futura, evitando a perda dos prazos legais para o segurado buscar a proteção da Cia.
Possibilita até triplicar o limite máximo indenizável (LMI) contratado, exclusivamente para o conjunto de sinistros, ou seja, sem alterar o LMI por sinistro.
Garante, automática e gratuitamente, em caso de não renovação, até 36 meses de prazo, a contar do término de vigência da apólice não renovada, para recebimento de reclamações (Prazo Complementar).
Garante, também em caso de não renovação, mediante o pagamento do prêmio adicional definido nas Condições Gerais, o direito de contratação de um prazo (Prazo Suplementar) que amplia em mais 24 meses, o Prazo Complementar.
Assistência em caso de sinistro: Atendimento integrado de sinistros, através de linha 0800 (ligação grátis). O atendimento prevê o acompanhamento do recebimento de toda reclamação, abrangendo as principais linhas de defesa; a avaliação e mensuração dos incidentes reportados; a orientação, acompanhamento e defesa do Segurado. Todo este acompanhamento é realizado por advogados especialistas e com demandas a nível Brasil para melhor atender o segurado.
Palestras: Possibilidade de apresentação de palestras específicas para esclarecimentos aos profissionais da área da Saúde, inseridos ou não, em seminários e congressos.
Renovação Automática: A renovação é feita de forma automática, tranquilizando ainda mais o segurado na ocasião da renovação do seu seguro quanto a aceitação, precificação e coberturas contratadas.
Apólice Individual: Cada segurado tem sua apólice individual, ou seja, não existe rateio com demais segurados, e muito menos uma precificação em razão do universo de segurados existente na apólice.
Precificação (Custo do seguro, prêmio): O custo do seguro que é a taxa aplicada sobre o capital segurado não sofre alteração. Isto significa que seu seguro não sofre reanalise ou alteração do custo na renovação.
Garantia de atualização das Coberturas Contratadas: Anualmente suas coberturas são atualizadas pelo IPC-A, garantindo assim a atualização de acordo com a inflação do período, não as deixando defasadas.

Perfil Empresarial da JOMANI
JOMANI CORRETORA DE SEGUROS, pessoa jurídica de direito privado, sociedade por quotas de participação, com seus atos constitutivos registrados em 29 de junho de 1987 em Florianópolis, tem sede própria em dois andares em edifício central da capital dos catarinenses, na Rua Arcipreste Paiva, nº 85, o Edifício Cidade de Florianópolis, ocupando-lhe o 1º, 2º e 3º piso.
Registrada na SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, Autarquia Federal do Ministério da Fazenda sob o Nº 10.012172-0, e integra o Sistema Nacional de Seguros Privados.
Criada há 30 anos, teve originariamente o propósito de dinamizar aos Servidores Públicos das esferas Federal, Estaduais e Municipais, condições favorecidas de contratação de Seguros de Vida em Grupo e Acidentes Pessoais Coletivo. Hoje sua atuação alcança a todos os segmentos da economia, com forte presença na iniciativa privada, notadamente nos seguros de bens e responsabilidades dos riscos patrimoniais, residenciais e empresariais.
A atuação determinada da JOMANI CORRETORA DE SEGUROS fez com que a empresa conquistasse a confiança dos seus clientes, que hoje a colocam numa posição de destaque como a maior corretora catarinense de seguros de pessoas no âmbito do funcionalismo público.
A JOMANI conta com corretores parceiros em todo o Brasil, o que proporciona agilidade e prestando um atendimento ainda melhor ao profissional. Portanto, não importa qual sua região, sempre teremos um profissional para lhe atender.
Central de Atendimento 0800 606 22 00

Acesse: http://www.jomani.com.br

ABO & Dell

Saiba mais sobre os cupons exclusivos



Visite:  https://www.dell.com/pt-br/work/lp/associacao-abo-nacional  
ou contate um consultor Dell Technologies agora no  51 3274 8186  



Conheça nossa página: https://www.dell.com.br/abo-nacional

Ver mais

Formulário de Contato