INFECÇÕES DA BOCA. COMO SE PROTEGER DAS GENGIVITES, AFTAS, CÁRIES E ABCESSOS

A cárie dental, ligado ao excesso de açúcares
No caso da cárie, certas bactérias, sobretudo os estreptococos, para os quais a presença de alimentos açucaradas e ácidos favorecem o crescimento, atacam o esmalte dos dentes, e em seguida a dentina. Se a infecção avança, elas penetram na polpa, a parte viva, vascularizada e inervada do dente, que necrosa acarretando a morte do dente. Essas bactérias vão colonizar essa parte morta até o ápice, a extremidade do dente, onde podem provocar um abcesso dentário – uma super infecção do dente. Deriva disso a importância de uma desvitalização, uma limpeza e uma obturação rigorosa do canal dentário.

(Na zona do colo do dente (a junção do dente à gengiva), uma fina membrana prende o dente à gengiva. Se a escovação não elimina suficientemente as bactérias, elas irão se multiplicar e favorecer a chegada de outras bactérias.

Em certos abcessos, a extração do dente pode se revelar necessária. “Mas os abcessos podem também ter origem em uma infecção periodontal, sobretudo quando o dente é sadio mas está mal posicionado, ou até mesmo quando dente é normal. O abcesso não tratado pode inclusive se estender aos tecidos vizinhos: “A infecção pode atingir os seios da face e provocar uma celulite. Essa infecção localizada é uma complicação rara, mas potencialmente muito grave. A pessoa pode morrer de um abcesso dentário mal tratado, que pode ser a origem de um abcesso cerebral, de uma osteíte se a infecção atinge o osso do maxilar, ou de uma tromboflebite por disseminação venosa da infecção”.

Quando uma cárie evolui e produz um abcesso dentário, a dor é em geral tão forte que o paciente dificilmente deixa de correr ao dentista. Mas nem todos somos iguais diante da dor. A dor pode ser flutuante, e pode desaparecer quando a infecção se torna crônica, embora exista sempre o risco de ela ressurgir subitamente, em surtos.

A doença periodontal é silenciosa e irreversível
Contrariamente à carie, a doença periodontal, que costuma surgir ao redor dos 50 anos, não é dolorosa e pode evoluir silenciosamente até chegar à ruína do dente. “Na zona do colo do dente, uma fina membrana o prende à gengiva. Se a escovação não elimina suficientemente as bactérias que colonizam essa região, elas irão se multiplicar, vão favorecer a chegada de outras bactérias, e essa colonização irá destruir progressivamente essa membrana. Daí vem a característica irreversível da doença periodontal”.

Essas bactérias se organizam espontaneamente em uma espécie de biofilme que forma a placa dentária. “A única forma de eliminar suficientemente esse biofilme (que é muito resistente), é escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia durante 2 minutos, e limpar os espaços interdentários com o uso do fio ou fita dental, ou de escovinhas especiais para isso. O primeiro sinal de alerta é o surgimento de um sangramento durante a escovação. Essa gengivite inicial é ainda reversível com uma escovação correta”. A raspagem regular do tártaro e o polimento dos dentes diminuem a adesão bacteriana.

Segundo estudos, em nossos países apenas a metade das pessoas visita o dentista todos os anos, quando isso deveria ser a regra. “Se o sangramento persiste, é necessário visitar o dentista”, insiste a  odontologista. Um outro sinal de alerta, o mau cheiro na boca. “Mas, infelizmente, as pessoas muitas vezes só vão ao dentista quando já tarde demais, quando os dentes já perderam a firmeza, e só nos resta a opção de arrancá-los”.

O diagnóstico, tanto da cárie quanto da doença periodontal, depende do exame clínico e do diagnóstico por imagem. Nos casos de cáries, abcessos ou doenças periodontais mais graves, muitas vezes é necessário se recorrer a antibióticos de largo espectro tais como a amoxicilina. É preciso sempre ter em mente que a boca faz parte do corpo como todas as demais partes, e daí sua importância como porta de entrada potencial de uma infecção.

A boa higiene é importante também para os implantes
Quando é demasiado tarde para salvar o dente, ou os dentes, ainda resta o recurso às próteses e, de modo cada vez mais frequente, aos implantes. “Mas os pacientes que perderam dentes por causa de uma doença periodontal correm um risco maior de contrair infecções de implante; o implante é realizado em um tecido cicatricial cujo poder de cicatrização é pequeno e que reage mais fracamente às medidas de regeneração. Eles correm o risco, portanto, de perder seus implantes”.

Quando um implante é colocado para substituir um dente que foi extraído, o osso do maxilar é perfurado para que nele seja implantada uma raiz artificial feita com uma liga de titânio. Esse implante, profundamente integrado ao osso, é recoberto na sua superfície pela gengiva. Mas trata-se de uma gengiva cicatricial, sem ligamento, pouco vascularizada. “É nesse local que podem se desenvolver vários tipos de infecções. Tais infecções periodontais costumam não doer, e com frequência a infecção só é descoberta quando aparece um mau cheiro na boca, acompanhado por pequenos sangramentos no momento da escovação, porque a gengiva se retraiu muito e deixa aparecer o implante, ou então porque esse implante se move e balança”. O processo infeccioso é portanto bastante comparável à periodontite clássica. “São provavelmente as mesmas bactérias, mas ainda não existe um acordo quanto ao verdadeiro causador dessas infeções ligadas aos implantes”.

A má higiene bucal e dental, e fatores gerais de agravamento tais como o tabagismo favorecem a ocorrência tanto das doenças periodontais quanto das infecções dos implantes. “A tudo isso é preciso acrescentar o fator tempo: quando colocamos um implante num jovem boxeador que quebrou um dente aos 25 anos de idade, ela deverá ter um acompanhamento médico por precaução; mas quarenta anos depois, todo o esqueleto desse esportista sofreu modificações, ele poderá ter desenvolvido uma obesidade, um diabetes, ele pode ter começado a fumar, etc”, esclarece o especialista. Não existe garantia de perenidade para os implantes.

Uma influência global sobre a saúde
As relações entre saúde buco-dental e saúde global já são bem estudadas e conhecidas. A passagem para o sangue de estreptococos bucais que irão se fixar nas válvulas do coração, com um risco de endocardite infecciosa, rara porém muito grave, é conhecida há mais de cem anos.

Sabemos também que existem correlações entre doenças cardiovasculares e doenças periodontais. Estudos feitos com animais demonstraram que a introdução na corrente sanguínea de pseudomonas – bactérias estreitamente implicadas nas ocorrências de doenças periodontais, favorecem a formação de placas de ateroma. Para alguns pesquisadores, esta ligação entre doença periodontal e aterosclerose está agora assentada em um grande número de provas.

Um outro fato bem conhecido, a diabete predispõe à doença periodontal. Os diabéticos devem ser acompanhados no plano dentário para evitar que percam seus dentes precocemente. “Esta é uma relação de mão dupla: o diabete favorece a doença periodontal e a doença periodontal agrave o diabete”.

Um trabalho recente desenvolvido e publicado pela equipe desse cientista mostrou, por sinal, que a hemocromatose, doença genética que produz um excessivo acúmulo de ferro no organismo, favorece a doença periodontal.

Uma revisão dentária e a colocação em ordem de todas as partes da boca são indispensáveis antes de toda e qualquer cirurgia cardiológica pesada. Este é também o caso da oncologia, antes de se iniciar qualquer quimioterapia, pois esses tratamentos têm um efeito imunossupressor global. O ideal seria um exame odontológico sistemático em todos os casos de doença crônica grave.

goo.gl/G99ZYB
(Fonte: brasil247)

Clube de Benefícios ABO

A maior capilaridade de rede credenciada do Brasil

Atendimento nacional com a maior capilaridade de rede credenciada do Brasil;
Plano participativo com limite de R$ 111,44/mês por usuário, sendo apenas um fator moderador e não impeditivo.
Possibilidade de contratar um plano com rede diferenciada para atendimento em prestadores de primeira linha.
Por ser um contrato por adesão, o acesso a plano individualizado ou familiar tem valores abaixo dos planos oferecidos diretamente pelas operadoras.
Acesse: http://www.benevix.com.br/?valores-dos-planos2/62/ABO%20NACIONAL

Sinônimo de segurança, credibilidade e compromisso

A DM10 Seguros  é o resultado da união de profissionais com mais de 20 anos de experiência e conhecimento técnico especializado, oferecendo suporte necessário aos clientes, com a missão de entender as suas particularidades e antecipar suas necessidades,visando garantir tranquilidade e fidelização. Estamos pautados na ética, comprometimento, respeito e foco nos resultados. A DM10 Seguros atua há 10 anos no mercado, promovendo parcerias estratégicas, especialmente com Associações e Entidades de Classe. Primamos pelo atendimento personalizado e pela oferta dos melhores serviços, através de uma equipe técnica altamente qualificada e constantemente treinada, apoiada por relacionamento sólido e efetivo com o corpo diretivo e decisores das companhias seguradoras

Produtos ABO NACIONAL
 
CARRO FÁCIL : em parceria com a PORTO Seguro, a DM10 Seguros oferece aos associados da ABO Nacional, em condições especiais, um serviço pioneiro, que une conveniência e atendimento diferenciado. Com ele, o associado ABO Nacional paga uma mensalidade e a seguradora cuida de tudo, da documentação ao seguro, incluindo uma serie de serviços para simplificar o seu dia a dia. Se você prefere usar um bom carro, ao invés de tê-lo precisa conhecer o Porto Seguro Carro Fácil. E só assinar o seu, Fácil Assim!

PREVIDÊNCIA : A Previdência privada é uma excelente forma de garantir uma vida tranquila para você e sua família!
Os planos de previdência privada são uma excelente forma de garantir uma vida tranquila para você e sua família, através de uma pequena contribuição mensal que irá complementar a aposentadoria básica da Previdência Social. Para isto, a DM10 Seguros oferece, em condições especiais para os associados ABO Nacional, dois modelos de previdência privada, o PGBL e o VGBL. Com os nossos planos, você consegue planejar um futuro estável e também reunir recursos para garantir a educação ou carreira profissional de seu filho.

Seguro de VIDA: Aproveitar os bons momentos ao lado de quem é especial para você é uma das melhores coisas da vida. Para isso, ter um seguro de vida é essencial.
Imprevistos acontecem. E este é o motivo pelo qual tomamos várias ações para minimizar suas consequências. Uma das ações mais tradicionais e garantidas para isso é fazer um seguro de vida, afinal, nada como proteção para ficarmos tranquilos diante de algo inesperado. Se você fosse elencar suas maiores preocupações, sem dúvida a saúde e o bem-estar de entes queridos seria uma delas, acima de seus bens materiais, por exemplo. Logo, se você cuida de seus bens, por que não proteger também o futuro das pessoas que você mais ama? Com os nossos planos de Seguro de Vida em condições especiais para os associados ABO Nacional, você tem amparo em situações imprevistas como doenças, acidentes pessoais, perda temporária de renda entre outras emergências que envolvam sua vida e de sua família.

CONSÓRCIO : Planeje e adquira com tranquilidade a sua casa, apartamento, terreno ou imóvel comercial!
Se você sonha em aumentar seu patrimônio, quitar seu financiamento imobiliário ou sair do aluguel, o Consórcio imobiliário foi feito para você.Com parcelas que cabem em seu orçamento, você planeja e investe para transformar seu sonho em realidade, Os planos oferecidos pela DM10 Seguros em condições especiais para os associados ABO Nacional são atrativos e sem burocracia. Ao ser contemplado, pode usar a carta de crédito para adquirir seu imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, em qualquer lugar do Brasil, no campo, na cidade ou na praia, desde que possua habite-se. Se preferir, você pode comprar um terreno urbanizado.

Conheça também as condições especiais em Consórcio de Automóvel que a DM10 Seguros oferece aos associados ABO Nacional

CARRO FÁCIL : em parceria com a PORTO Seguro, a DM10 Seguros oferece aos associados da ABO Nacional, em condições especiais, um serviço pioneiro, que une conveniência e atendimento diferenciado. Com ele, o associado ABO Nacional paga uma mensalidade e a seguradora cuida de tudo, da documentação ao seguro, incluindo uma serie de serviços para simplificar o seu dia a dia. Se você prefere usar um bom carro, ao invés de tê-lo precisa conhecer o Porto Seguro Carro Fácil. E só assinar o seu, Fácil Assim!

Acesse: http://www.dm10seguros.com.br/ABODM10/

ABO oferece benefícios exclusivos nos livros da Napoleão

A parceria entre a ABO e a Editora Napoleão oferece uma série de benefícios para você, cirurgião-dentista ou aluno associado, nas compras feitas pelo intermédio desta entidade.
 
O pacote abaixo, por exemplo, custaria R$ 2.153; porém, pode ser adquirido por R$ 1.291,80 e, ainda, parcelado em até dez vezes no cartão de crédito ou em boletos bancários. E tem mais: o frete não será cobrado. Esta redução não é um desconto, mas, sim, um subsídio de incentivo concedido pela ABO.
 
No caso deste conjunto de obras, os livros também poderão ser comprados unitariamente, com redução de 30% sobre o valor de tabela.
 
Confira:
 
Riquieri - Anatomia e escultura dental             - R$ 420,00 - 30% = R$ 294,00
 
Pagani - Preparos dentários                               - R$ 385,00 - 30% = R$ 269,50
 
Cimões - Manual de Cirurgia Periodontal        - R$ 430,00 - 30% = R$ 301,00
 
Fontoura - Terapêutica medicamentosa          - R$ 120,00 - 30% = R$   84,00
 
Fontoura - Emergências médicas                      - R$ 250,00 - 30% = R$ 175,00
 
Kitakawa - 10.000 questões p/ concursos        - R$ 298,00 - 30% = R$ 208,60
 
Carreon - Geração de negócios                         - R$ 135,00 - 30% = R$   94,50
 
Carreon - MBA Marketing                                  - R$ 115,00 - 30% = R$    80,50 

Acesse: https://loja.napoleaoeditora.com.br/

ABO & Mongeral Aegon

Você, que dedica seu tempo a cuidar dos seus clientes, também deve dar atenção ao seu futuro. Pensando nisso, a Mongeral Aegon Seguros e Previdência, em parceria com a ABO, oferece um amplo portfólio de soluções financeiras para que você possa investir no seu planejamento, protegendo as pessoas que você ama, seus projetos e seu patrimônio.

Com mais de 180 anos de atividade no Brasil, a empresa protege atualmente mais de 2 milhões de pessoas, com um total de capital segurado de mais de R$ 320 bilhões e R$ 336 milhões em benefícios pagos aos clientes em 2016. Capaz de oferecer opções de planejamento para os mais diversos perfis de clientes e necessidades, a Mongeral Aegon conta com 4 mil corretores parceiros em todo o Brasil treinados para oferecer consultoria individualizada sob medida.

Conheça algumas das soluções disponíveis:
- Seguro de vida, inclusive para profissionais de alta renda;
- Seguro por invalidez;
- Cobertura por afastamento temporário do trabalho por acidente ou doença;
- Previdência privada, com planos multifundos e taxas competitivas.

Para conhecer mais detalhes das coberturas e do portfólio, entre em contato e solicite a visita de um corretor: www.mongeralaegon.com.br.

Movida

A parceria entre a ABO e a Movida Rent a Car oferece benefícios para você, cirurgião-dentista ou aluno associado, com descontos diferenciados do mercado no aluguel do carro pelo site da parceria por intermédio desta entidade.

https://parcerias.movida.com.br/abo

Ver mais

Formulário de Contato